Notícias


Projeto de robótica desenvolvido nas escolas municipais de Uruguaiana ganha prêmio nacional

Município gaúcho superou a cidade de São Paulo na classificação final
19/11/2023 Texto e foto: Ascom Prefeitura de Uruguaiana
Anterior Próximo

O projeto-piloto de robótica desenvolvido nas escolas municipais pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Semed) foi premiado nacionalmente. Trata-se do Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire, que é uma iniciativa da Federation of International Robosports Association-FIRA/Capítulo Brasil em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas-CIEPP, o Centro Universitário ENIAC e a Robo City - Escola de Robótica.

O prefeito Ronnie Mello recebeu em seu gabinete na última semana a secretária municipal de Educação, Maria Helena Machado; o professor coordenador do projeto na Semed, Felipe Carvalho; os professores Ronan Franco e Sheila Perez; e o diretor da Escola Municipal Moacyr Ramos Martins, Marcelo Barreto.

Uruguaiana foi inscrita na categoria Secretarias Municipais. A comissão do prêmio analisou os projetos inscritos e divulgou a classificação final. Confira os três primeiros lugares:

1º lugar - Robótica Educacional - Educando para Transformar
- Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana (Rio Grande do Sul)

2º lugar - Robótica Criativa
- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (São Paulo)

3º lugar - Equipe de Robótica Tartarugas Ninja
- Secretaria Municipal de Educação e Cultura de João Ramalho (São Paulo)

"A adaptação às mudanças e à evolução tecnológica é um elemento essencial nos dias atuais. E isso também acontece na área educativa. É fundamental a busca por mecanismos modernos que despertem a curiosidade e o interesse dos jovens para obter bons resultados na aprendizagem. Todos estão de parabéns por essa grande conquista para Uruguaiana", disse o prefeito Ronnie Mello.

Política Pública

A iniciativa de inclusão no currículo educacional partiu da gestão do prefeito Ronnie Mello por meio de projeto de lei aprovado, em 2022, pela Câmara de Vereadores. O programa, inicialmente, atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de cinco escolas municipais: Moacyr Ramos Martins, Rui Barbosa, Marília Sanchotene, Dom Bosco e José Francisco. Ao se tornar uma Política Pública, o Município está apto a fazer investimentos em estrutura e equipamentos que levam conhecimento também na área tecnológica.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Rui Barbosa e Moacyr Ramos Martins também são contempladas. Esse atendimento foi um dos diferenciais para Uruguaiana obter a primeira colocação.

A robótica

O tema possui um caráter multidisciplinar. Trabalha conteúdos como matemática, física e programação. Os jovens aprendem assuntos como funcionamento de motores, geração e conservação de energia, e funcionamento de elementos tecnológicos.

Dentre a aplicação dos conteúdos estão áreas da produção industrial até equipamentos domésticos. O suporte é dado pela empresa Robomind, que inclusive realizou treinamentos com os professores das escolas.

De acordo com especialistas, os benefícios trazidos pelo estudo da robótica são inúmeros: estímulo ao raciocínio lógico; melhorias na escrita; ampliação dos conhecimentos em matemática, física e inglês; descobertas dos próprios potenciais; estímulo à criatividade; resolução de situações adversas; e lições sobre relacionamentos e trabalho em equipe.

Feira Municipal de Ciências

Diretamente ligada ao tema da robótica, a Feira Municipal de Ciências – criada na atual gestão municipal – já mobilizou centenas de jovens e fomentou o conhecimento multidisciplinar.

Em 2022, 26 instituições de Uruguaiana participaram do evento – inclusas entidades particulares e estaduais. Foram 630 alunos, 130 trabalhos expostos, 100 professores envolvidos e 40 avaliadores. Instituições como Unipampa, Semas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Consema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) também marcaram presença.

A feira já foi realizada em três edições. Em 2020 e 2021 não aconteceu em razão das limitações impostas pela pandemia. A próxima edição acontece nas próximas semanas. O evento, que estava marcada para 8 de novembro, foi adiado em razão da chuva ocorrida no dia.


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS