Notícias


10ª Quinzena do Pêssego será realizada, em Pelotas, de 24 de novembro a 8 de dezembro

Atraso no amadurecimento da fruta leva organizadores a decidirem pela prorrogação do início do período
17/11/2023 Ascom Prefeitura de Pelotas – Foto: Pixabay / Divulgação

Novo período está marcado para a programação da 10ª Quinzena do Pêssego em Pelotas. Diante do atraso no amadurecimento da fruta, cujos pomares foram atingidos por severas ocorrências climáticas neste ano, organizadores optaram por prorrogar datas dos eventos da temporada da safra. A Quinzena será realizada do dia 24 deste mês a 8 de dezembro.

“No dia 23 deste mês, às 15h, em propriedade a ser definida, será realizada a abertura oficial da colheita. Aproveitaremos o ato simbólico e tradicional, para anunciar que o início da Quinzena será no dia seguinte, 24, com lançamento em solenidade às 11h, no Largo do Mercado, quando será aberta a temporada da Feira Municipal do Pêssego, com bancas para venda direta do produtor ao consumidor no Centro e em bairros. A Festa Municipal do Pêssego está confirmada para o domingo (26), todo o dia, na Comunidade São Pedro, na Vila Nova, 7º distrito de Pelotas, Quilombo”, informa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

Os ajustes de datas da programação da 10ª Quinzena do Pêssego têm a concordância da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores.

De acordo com dados técnicos informados pela Emater-RS-Ascar Pelotas, a previsão de colheita, neste ano, tanto das variedades de mesa como para indústria, é de pouco mais de 23 mil toneladas, com quebra estimada em 41% por questões climáticas. Pelotas conta com 615 produtores, com cultivo em 3.260 hectares da zona rural, sendo 2.835 hectares com produção de pêssego para indústria e 425 de mesa, cujas principais variedades são Esmeralda, Maciel, Granada e Santa Áurea.

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.





MAIS NOTÍCIAS