Notícias


Governador Eduardo Leite recebe presidente da Fiergs para debater cooperação pelo desenvolvimento do Estado

Encontro foi o primeiro de uma rodada de diálogos com os principais setores da economia gaúcha
11/11/2023 Texto: Secom | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde da segunda-feira, dia 6 de novembro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, para a abertura de uma rodada de diálogos com as quatro federações que representam os principais setores da economia gaúcha. O objetivo é alinhar iniciativas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. O encontro ocorreu no Palácio Piratini.

Leite ressaltou a necessidade de articulação com as entidades representativas do setor privado para a construção conjunta de políticas que multipliquem o potencial produtivo e a atração de novos negócios no Rio Grande do Sul. Entre os temas da reunião, o governador destacou os estudos em andamento para estruturação de uma agência de desenvolvimento, com cooperação do setor privado e de entidades setoriais.  

A intenção, a exemplo de modelos semelhantes em outros Estados e também fora do país, é de que esse organismo possa liderar e executar diversas iniciativas de fomento ao desenvolvimento e à abertura de oportunidades e novos mercados para a economia gaúcha.

“A agência será um instrumento valioso, a partir de um corpo técnico profissional altamente qualificado, para criarmos uma conexão maior entre os players com demandas ao redor do mundo e aquilo que o Estado tem de melhor para ofertar. A participação ativa das federações é fundamental para o estabelecimento de uma governança que identifique as oportunidades mais vantajosas de negócios, com geração de emprego e renda para a sociedade”, ressaltou Leite.

O presidente da Fiergs elogiou a iniciativa e comentou projetos da federação que vão ao encontro da colaboração com o poder público. “A atitude do governador tem um peso muito importante. Vamos analisar a melhor forma de cooperar pelo desenvolvimento do Estado”, afirmou Petry.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, além do diretor da Fiergs e coordenador do Grupo de Política Industrial da entidade, Hernane Cauduro.

A rodada de diálogo terá sequência em futuras reuniões com as direções da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Fecomércio) e da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul).

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS