Notícias


Debate Aceso: Audiência Pública da Câmara de Vereadores de Camaquã discute desafios no fornecimento de energia elétrica

O evento ocorreu no Cine Teatro Coliseu, na quinta, dia 9 de novembro
11/11/2023 Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã – Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

Na noite da última quinta-feira, 9 de novembro, o Cine Teatro Coliseu foi palco de uma Audiência Pública crucial promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Produtor de Tabaco. O tema em destaque foi a crescente preocupação com os problemas no abastecimento de energia elétrica por parte da CEEE-Equatorial, uma questão que tem impactado significativamente a comunidade local.

Presidindo a audiência, o vereador Vinícios Araújo liderou os debates entre os diversos representantes presentes, unindo esforços para encontrar soluções para os desafios enfrentados pelos produtores de tabaco e demais setores afetados pela instabilidade no fornecimento de energia elétrica.

A relevância do encontro foi ressaltada pela presença de autoridades e representantes de órgãos importantes, como membros do Ministério Público, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e da própria CEEE-Equatorial. Vereadores locais e de cidades vizinhas também marcaram presença, demonstrando a importância do tema para a comunidade representada por eles.

Além dos representantes institucionais, a audiência contou com uma expressiva participação da comunidade local e de entidades da sociedade civil organizada, que manifestaram suas preocupações e buscaram esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas para solucionar os problemas enfrentados.

A diversidade de vozes e perspectivas enriqueceu o debate, proporcionando um panorama abrangente dos impactos do déficit no abastecimento de energia elétrica na região. Questões como os prejuízos econômicos para os produtores, a influência nas atividades cotidianas e os impactos ambientais foram discutidos com profundidade.

Durante a audiência, representantes da CEEE-Equatorial apresentaram informações sobre os investimentos em infraestrutura e as ações planejadas para mitigar os problemas no fornecimento de energia elétrica. O diálogo aberto entre a concessionária e a comunidade permitiu esclarecimentos importantes e estabeleceu uma base para futuras melhorias.

A imprensa local também marcou presença, destacando a importância do evento para a transparência e participação cidadã. A cobertura mediática contribuiu para ampliar a visibilidade do problema e sensibilizar um público mais amplo sobre a urgência de soluções eficazes.

Ao final da Audiência Pública, ficou evidente a necessidade contínua de cooperação entre os diversos setores envolvidos, visando a implementação de medidas concretas para resolver os desafios no abastecimento de energia elétrica. A Frente Parlamentar se comprometeu a dar continuidade às discussões e trabalhar em conjunto com as autoridades e a comunidade para alcançar soluções sustentáveis e duradouras.

O vereador Vinícios Araújo, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Produtor de Tabaco, não poupou palavras ao classificar a atual situação no abastecimento de energia elétrica na região como "gravíssima". Segundo o vereador, a comunidade enfrenta sérias dificuldades que afetam diretamente a qualidade de vida, impedindo as pessoas de tocarem suas vidas de maneira normal.

A avaliação de inúmeros consumidores presentes na audiência apontaram para o sucateamento da área técnica da antiga CEEE, agora sob a gestão da Equatorial Energia, como uma das principais causas do problema. A demissão de profissionais experientes, sem a contratação de substitutos devidamente capacitados, contribuiu para a atual crise no fornecimento de energia elétrica.

A falta de pessoal qualificado para resolver questões técnicas e corrigir falhas na rede de abastecimento tem sido um fator determinante para os frequentes cortes e instabilidades no serviço. Os usuários apontaram para a necessidade urgente de medidas corretivas por parte da Equatorial Energia para reverter o quadro e garantir um fornecimento de energia confiável para a comunidade e mitigar os enormes prejuízos que a situação vem causando aos consumidores.

Inúmeros participantes que fizeram uso da palavra trouxeram à tona a preocupação não apenas com as consequências imediatas para os residentes locais, mas também com os impactos a longo prazo nas atividades econômicas e na qualidade de vida da população. O debate, iniciado na Audiência Pública, agora se intensifica com a demanda por ações imediatas e eficazes para solucionar os problemas no fornecimento de energia elétrica na região.

Presentes os representantes da CEEE- Equatorial, representantes da Agergs, do Ministério Público, o deputado estadual Edvilson Brum, o secretário Especial de Governo, Rafael de Moura representando o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, o presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Altair Pushnerat – Neco, a vereadora Marivone Ramos e o vereador Ilson Meireles, membros da Executiva da Frente, os vereadores Mano Martins, Daniel da Pacheca, Mozart Pielechowski, Márcio Nunes, Vaterson Bonus, Renato Cabeleireiro, e diversos membros da sociedade civil organizada e inúmeros usuários do interior e da cidade.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS