Notícias


Grupo Desagravo apresenta espetáculo Pelo Escuro-Letra e Música no Sarau do Solar do dia 8 de novembro

Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis
02/11/2023 Agência de Notícias ALRS – Foto: Divulgação

O Sarau do Solar de 08 de novembro, Mês da Consciência Negra, às 18h30, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS, recebe o Grupo Desagravo, com o espetáculo Pelo Escuro - Letra e Música. Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis.

Os Saraus realizados no mês de novembro pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Negra Jaque, Grupo Desagravo e Sarau Especial com Marietti Fialho, no dia 22/11, integram a programação da Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho.

Os artistas e o espetáculo

O Grupo Desagravo surgiu em 2021 em Porto Alegre/RS, com a missão de interpretar musicalmente a obra regionalista PELO ESCURO, do poeta Oliveira Silveira, e, através de canções inéditas, dar visibilidade à presença negra no RS. O grupo é formado por Renata Pires (voz), Vladimir Rodrigues (violão), Mingo Niemê e Beto Silva (percussões).

O seu repertório inclui adaptações musicais dos poemas do livro PELO ESCURO, os quais denunciam a exploração e, ao mesmo tempo, exaltam a heroica resistência do povo negro no RS. Entre os ritmos e gêneros musicais tocados destacam-se: milonga, vanera, chamamé, samba, samba de roda, zamba, entre outros.

Desde o início de 2021, o grupo trabalhou na montagem espetáculo "Pelo Escuro - letra e música", com apresentações em diversos espaços culturais da capital. Em novembro de 2021, participou da celebração dos 50 anos do 20 de novembro na Feira do Livro de Osório/RS. No final desse mesmo ano, o grupo estreou o Sarau Desagravo, abrindo espaço para mostra de trabalhos autorais de outros artistas locais. Em abril de 2022, o grupo integrou a programação da Exposição "50 anos do 20 de novembro" no Memorial do Rio Grande do Sul. Em maio de 2022, foi uma das atrações do evento Noite dos Museus e participou do Sarau Sopapo Poético, evento referência da cultura negra local. Em setembro de 2022, estreou o espetáculo Pelo Escuro – letra e música no Teatro do Centro Histórico da Santa Casa. Neste ano, além desta nova edição do espetáculo, o grupo prepara o lançamento de um álbum com todas as suas canções.

PELO ESCURO - LETRA E MÚSICA é um espetáculo concebido a partir da adaptação musical do livro "Pelo Escuro - Poemas Afro-Gaúchos" (1977) do poeta Oliveira Silveira, abrangendo seus poemas com temática regional, idealizado pelo músico e compositor porto-alegrense Vladimir Rodrigues interpretado pelo Grupo Desagravo.

A obra poética traça uma visão panorâmica da vivência negra no RS. Com apelos dramáticos muito bem construídos, o poeta denuncia as injustiças e o preconceito a que seu povo foi submetido nos séculos de cativeiro e os seus reflexos nos dias atuais. Ao mesmo tempo, exalta a presença negra, mostrando virtudes daqueles que, apesar das opressões e do apagamento da sua trajetória, também ergueram os pilares da cultura regional.

Este espetáculo busca, através de canções inéditas, aproximar a população negra de sua própria história, despertando-lhe o interesse e dando-lhe subsídios para o conhecimento das suas raízes em solo gaúcho. Neste trabalho, os vinte e dois poemas do livro foram transformados em música, refletindo a grande diversidade da cultura gaúcha, sobretudo a sua expressão afro. As composições transitam por uma ponte passado-presente-futuro, em ritmos e gêneros musicais apropriados para cada enredo, como milonga, vanera, chamamé, samba, samba-de-roda, zamba, suingue, xote, chacarera, entre tantos outros que se espraiaram pelos campos e cidades e consolidaram a cultura popular local.

Repertório

Negro do Sul (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Gaúcho negro mateando (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
O trigo (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Charqueada (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Um charque (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Casa de negros (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Sim: Querência (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Negrinho (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Negra na garupa (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Lanceiros negros (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Sou (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues)
Evocação de Osório (Letra: Oliveira Silveira / Música: Vladimir Rodrigues
SERVIÇO

Grupo Desagravo apresenta, no Sarau do Solar, o espetáculo Pelo Escuro - Letra e Música

Dia 8 de novembro, às 18h30
Na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara da ALRS
* Entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis.
Doações para populações afetadas pelas enchentes no RS

PIX para a conta SOS RIO GRANDE DO SUL
CNPJ – 92.958.800/0001-38 Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Transmissões

Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
YouTube:
https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS