Notícias


Uergs apresentará ações relacionadas à produção de abelhas e de mel no 1º Encontro Abelheiro, de 3 a 5 de novembro

A Universidade é uma das apoiadoras do evento que reunirá apicultores, meliponicultores e pesquisadores da área em Carazinho
30/10/2023 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

A Uergs participará da primeira edição do Encontro Abelheiro, que acontece de 3 a 5 de novembro em Carazinho. O evento promove o desenvolvimento da Apicultura e da Meliponicultura e fomenta o intercâmbio de tecnologias e informações. A Uergs é uma das apoiadoras e apresentará seus projetos relacionados à criação e preservação de abelhas e à produção de derivados de mel.

A programação do 1º Encontro Abelheiro conta com várias atrações com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da criação de abelhas e apresentar as diferentes potencialidades econômicas do setor. Haverá venda e degustação de mel, oficinas práticas demonstrando vários produtos obtidos a partir das abelhas e conversas técnicas.

A Uergs desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão universitária relacionados tanto à Meliponicultura (criação de abelhas-sem-ferrão) quanto à Apicultura e outros insetos polinizadores, especialmente no âmbito dos cursos de Agronomia e de Ciência e Tecnologia de Alimentos. De acordo com a professora Fernanda Stalliviere, que coordena a participação da Uergs no evento, o Encontro Abelheiro é uma oportunidade de mostrar esse trabalho e de interagir com produtores e associações de diferentes regiões do estado.

“O Encontro Abelheiro é uma oportunidade de mostrarmos como a Uergs tem estruturado essas ações e de promover a troca e o intercâmbio de conhecimentos.  Além disso, é um espaço importante para conhecer as demandas da própria comunidade e dos produtores, também entusiastas da apicultura e meliponicultura, e de avaliarmos o que necessitam dentro da sua cadeia de produção”, pontua a docente.

Durante o Encontro, a Universidade contará com dois espaços: um dedicado à Apicultura e outro com foco na Meliponicultura. A intenção é abrir caminhos para que a Universidade possa expandir a pesquisa e a extensão universitária para além dos locais onde está inserida, a partir do trabalho que já desenvolve.

“A Uergs tem trabalhado com as realidades e demandas locais de onde está inserida, mas têm surgido novas demandas e, a partir do trabalho consolidado que já desenvolvemos, há a possibilidade de atender demandas de diferentes regiões e de desenvolver novas atividades na Universidade. Nesse sentido, a Universidade está abrindo um diálogo com associações de produtores, associações de processamento de mel e derivados que têm a necessidade de realização de análises e testes que podem ser feitas pela Uergs, por exemplo”, afirma Fernanda.

Além disso, de acordo com a docente, a Universidade também pode auxiliar nos processos para assegurar as características e a qualidade do mel e seus derivados; contribuir para o fomento de espaços de comercialização desses produtos; e para a regularização de produtores, de acordo com a legislação vigente.

A realização é da Védera, União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e Prefeitura Municipal de Carazinho. Entre os apoiadores estão instituições de diversos setores, incluindo a Embrapa, a Emater e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Projetos da Uergs que serão levados ao Encontro

No estande da Meliponicultura, a Uergs apresentará os projetos da Unidade em São Luiz Gonzaga, onde são desenvolvidas uma série de pesquisas e ações para a preservação de abelhas missioneiras, para a identificação da ocorrência de abelhas e para o incentivo à criação de abelhas-sem-ferrão no Rio Grande do Sul. Esses projetos são coordenados pelo professor Rafael Meirelles.

A Uergs em São Luiz Gonzaga conta com um meliponário e o mel colhido no local é utilizado para a fabricação de bebidas à base de mel, de hidromel e de melomel. Isso é feito num projeto de pesquisa que avalia as diferentes formas de produção desses derivados. Esta ação, coordenada pela professora Cláudia Ogeda, também será apresentada no evento.

O estande dedicado à Apicultura contará com uma coleção itinerante de insetos que é utilizada como ferramenta de ensino e aprendizagem nas escolas municipais de Vacaria. O objetivo é possibilitar a identificação de insetos comuns no ambiente, seu modo de vida e características. Esse projeto de extensão é coordenado pela professora Fabiana Fonseca, que também levará ao Encontro Abelheiro o projeto de Extensão que acompanha e avalia o cultivo de gladíolos e incentiva o cultivo dessa espécie de flores de corte.

Outro projeto da Uergs em Vacaria que será exposto no evento é a Clínica Fitossanitária, que oferece serviço de apoio por meio da diagnose e recomendação de manejo integrado para doenças e pragas ocorrentes nas plantas cultivadas na Região do Campos de Cima da Serra. Esse projeto é coordenado pela professora Carla Bocchese.

A professora Fernanda Stalliviere, que coordena o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Uergs em Caxias do Sul, apresentará o projeto de apoio laboratorial para análise de méis. Essa é uma iniciativa que integra ensino, pesquisa e extensão desenvolvendo uma série de atividades nesses três âmbitos.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link
 
TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS