Notícias


Comissão da Assembleia Legislativa aprova projeto que declara São Marcos como a “Capital Estadual do Tortéi”

O encontro foi comandado pelo presidente do colegiado, deputado Joel Wilhelm (PP)
29/10/2023 Agência de Notícias ALRS - Foto: Christiano Ercolani

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, na manhã desta terça-feira (24), o PL 239/2023 em votação conclusiva, que declara o município de São Marcos como a ”Capital Estadual do Tortéi”. A proposição é do deputado Carlos Búrigo (MDB). O encontro foi comandado pelo presidente do colegiado, deputado Joel Wilhelm (PP).
 
Falta de água

No período de Assuntos Gerais, o deputado Adolfo Brito (PP) relatou viagem que fez a Brasília para tratar da falta de água no estado. Em reunião com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o parlamentar levou a demanda de 32 comunidades de 11 municípios que têm dificuldade com água. Ele solicitou recursos de R$ 8 milhões para atender com rede de água e poços artesianos as 1874 famílias da região central. “O projeto começa a tramitar agora no MIDR e nós esperamos que essas famílias possam ser beneficiadas”, afirmou. Ainda sobre a viagem, Brito se reuniu com a Comissão de Agricultura da Unale e a pauta foi a análise do simpósio realizado durante a Expointer em Esteio.
 
Marco Temporal

Já o deputado Paparico Bacchi (PL) manifestou repúdio ao veto do presidente Lula ao projeto, aprovado no Congresso, referente ao marco temporal e disse que está articulando com senadores e deputados de Brasília para conseguir os votos necessários para derrubar o veto. Bacchi afirmou ainda que, no município de Vicente Dutra, há 230 famílias afetadas pela demarcação do decreto 11.505/2023 e que, em Porto Alegre, os bairros do Lami e da Lomba do Pinheiro serão demarcados.

“Nós vamos ver um Brasil anarquizado pela irresponsabilidade de um presidente da República que se elegeu dizendo defender os pequenos e prejudica pequenos agricultores que a duras custas compraram as suas terras, registraram e pagaram. Ninguém ganhou terra de graça”, reforçou.
 
Asfaltamento da ERS-410

O deputado Airton Lima (Podemos) contou sobre a manifestação de produtores que interditaram a ERS-410, entre Candelária e Rio Pardo, solicitando o asfaltamento da rodovia. O parlamentar afirmou que, após a mobilização, o Daer fez o patrolamento da estrada, o que o parlamentar considera insuficiente. “Por que não faz o asfalto de uma vez por todas? Por que não resolve o problema? Ali existem pessoas produzindo para o estado”, concluiu.
 
Presenças

Participaram da reunião a deputada Patrícia Alba (MDB) e os deputados Adolfo Brito (PP), Airton Lima (Podemos), Dr Thiago Duarte (União), Elton Weber (PSB), Gerson Burmann (PDT), Paparico Bacchi (PL), Pedro Pereira (PSDB), Sergio Peres (Republicanos), Valdeci Oliveira (PT), além do presidente do colegiado, deputado Joel Wilhelm (PP).

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS