Termo de cooperação entre INSS e município de Butiá permite abertura de ponto de atendimento no CRAS
Após diversas articulações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Prefeitura de Butiá assinaram o termo de cooperação técnica entre as duas partes.
A medida significa a abertura de um ponto de atendimento, localizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), possibilitando o suporte presencial de diversas demandas. O serviço está disponível desde a segunda-feira, dia 2 de outubro.
De acordo com o prefeito Daniel Almeida, desde o fechamento total da agência do INSS, devido medidas adotadas pelo Governo Federal, afetando diversos municípios, os Poderes Executivo e Legislativo buscaram soluções.
“Estamos disponibilizando duas servidoras municipais para atender as demandas. Ambas passaram por treinamentos e estão aptas a iniciarem o trabalho”, pontuou.
A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Ação Solidária, Tanira Marques, comemorou a conquista e destacou que essa será mais uma das diversas funções exercidas pela pasta. “Sabíamos das dificuldades que a comunidade vinha enfrentando desde o encerramento de todos os serviços da agência local. Felizmente, conseguimos um resultado positivo e selamos o convênio”, finalizou.
O termo de cooperação também resultou na ampliação do horário de atendimento, sendo das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. O CRAS fica na Avenida Getúlio Vargas, bairro Centro.
As perícias não estão entre os serviços disponíveis, pois só podem acontecer em agências do INSS. Todos os meses a administração municipal auxilia com o transporte, visando atender pessoas que não tenham condições de arcar com as despesas de deslocamento.
➡️ Demandas atendidas:
» Requerimentos de Aposentadoria;
» Auxílio Reclusão;
» Pensão por Morte;
» Salário Maternidade;
» Atualização de Cadastros e Atividade;
» Cadastro e atualização de Pensão Alimentícia;
» Emissão de certidão de inexistência de dependentes de pensão por morte;
» Assessoria sobre o acesso ao aplicativo do Meu INSS.
Observação: o posto de atendimento é responsável por apenas encaminhar as demandas. As análises são realizadas de forma exclusiva pelo INSS.
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