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Termo de cooperação entre INSS e município de Butiá permite abertura de ponto de atendimento no CRAS

Ampliação do horário de atendimento, sendo das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira
07/10/2023 Ascom Prefeitura de Butiá – Foto: Divulgação

Após diversas articulações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Prefeitura de Butiá assinaram o termo de cooperação técnica entre as duas partes. 

A medida significa a abertura de um ponto de atendimento, localizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), possibilitando o suporte presencial de diversas demandas. O serviço está disponível desde a segunda-feira, dia 2 de outubro.

De acordo com o prefeito Daniel Almeida, desde o fechamento total da agência do INSS, devido medidas adotadas pelo Governo Federal, afetando diversos municípios, os Poderes Executivo e Legislativo buscaram soluções. 

“Estamos disponibilizando duas servidoras municipais para atender as demandas. Ambas passaram por treinamentos e estão aptas a iniciarem o trabalho”, pontuou.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Ação Solidária, Tanira Marques, comemorou a conquista e destacou que essa será mais uma das diversas funções exercidas pela pasta. “Sabíamos das dificuldades que a comunidade vinha enfrentando desde o encerramento de todos os serviços da agência local. Felizmente, conseguimos um resultado positivo e selamos o convênio”, finalizou. 

O termo de cooperação também resultou na ampliação do horário de atendimento, sendo das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. O CRAS fica na Avenida Getúlio Vargas, bairro Centro. 

As perícias não estão entre os serviços disponíveis, pois só podem acontecer em agências do INSS. Todos os meses a administração municipal auxilia com o transporte, visando atender pessoas que não tenham condições de arcar com as despesas de deslocamento.  

➡️ Demandas atendidas:

» Requerimentos de Aposentadoria;

» Auxílio Reclusão;

» Pensão por Morte;

» Salário Maternidade;

» Atualização de Cadastros e Atividade;

» Cadastro e atualização de Pensão Alimentícia;

» Emissão de certidão de inexistência de dependentes de pensão por morte;

» Assessoria sobre o acesso ao aplicativo do Meu INSS.

Observação: o posto de atendimento é responsável por apenas encaminhar as demandas. As análises são realizadas de forma exclusiva pelo INSS.
  

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