Notícias


Atingidos pelas enchentes podem solicitar segunda via da CNH gratuita em qualquer CFC do RS

O DetranRS já emitiu mais de 100 documentos para os municípios atendidos
06/10/2023 Ascom DetranRS | Edição: Secom – Foto: Divulgação

Moradores dos 20 municípios mais atingidos pelas enchentes de setembro podem solicitar, a partir da segunda-feira, dia 2 de outubro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuita em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do Rio Grande do Sul.

O DetranRS já emitiu mais de 100 documentos para os municípios atendidos, mas a solicitação era feita somente nos CFCs da região. Considerando que muitos moradores podem estar abrigados na casa de familiares em outras localidades, o órgão ampliou os locais de atendimento para todo o Estado.

Tem direito ao serviço moradores dos municípios de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Farroupilha, Guaporé, Lajeado, Muçum, Paraí, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Correia, Taquari e Venâncio Aires.

A gratuidade da CNH integra as medidas da força-tarefa do governo do Estado para atendimento aos desabrigados. As ações emergenciais buscam providenciar documentação para as famílias que perderam tudo nas enchentes e precisarão de documentos, inclusive, para acessar serviços sociais e de ajuda.  

Carteira Digital de Trânsito  

Pessoas que foram afetadas pelas enchentes, mas não perderam o celular e estão com conexão à internet, podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do físico e é baixado gratuitamente.  

Outras ações  

Além da segunda via da CNH, o DetranRS também está emitindo gratuitamente a segunda via do documento do veículo (CRV ou antigo DUT) e autorização para troca de placas nos municípios de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza. Também disponibilizou guinchos para remover gratuitamente veículos danificados ou em situação de risco em Muçum, Roca Sales e Encantado.  

As ações emergenciais do DetranRS para os atingidos pelas enchentes, com locais e horários de atendimento, podem ser buscadas no site da autarquia. 


Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS