Notícias


Em Lajeado, Eduardo Leite e comitiva federal alinham ações de apoio aos atingidos pelas chuvas

Na Univates, Leite apresentou um panorama da situação causada pelas chuvas e as ações em andamento
29/09/2023 Texto: Thamíris Mondin/Secom | Edição: Felipe Borges/Secom - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Anterior Próximo

O Governador Eduardo Leite esteve em Lajeado, no Vale do Taquari, na quinta-feira, dia 28 de setembro, onde participou de uma reunião com ministros do governo federal para ajustar ações de recuperação das cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. 

O encontro, que ocorreu na Universidade do Vale do Taquari (Univates), marcou a abertura de uma série de reuniões técnicas realizadas ao longo do dia para atualizar e alinhar as medidas articuladas entre Estado, União e municípios.

Ao chegar a Lajeado, Leite seguiu para o Parque do Imigrante, onde recebeu a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e da Comunicação, Paulo Pimenta.

Logo depois, na Univates, o governador e os ministros Góes, Dias e Teixeira participaram de uma reunião para tratar das ações que estão sendo empreendidas em apoio aos atingidos pelas inundações de setembro no Estado. O vice-governador Gabriel Souza e secretários de Estado também estiveram presentes e participaram das reuniões de trabalho.

Ações

Leite apresentou um panorama atualizado do enfrentamento dos estragos causados pelos eventos climáticos adversos, além de tratar das ações já em curso e as que estão sendo articuladas com a União e os municípios. O governador lembrou que, neste momento, as principais medidas estão relacionadas às soluções para habitação, reconstrução da infraestrutura e recuperação econômica das cidades atingidas.

O governo do Estado já anunciou R$ 1 bilhão em linhas especiais de financiamento por meio do Banrisul e articula com o governo federal novas alternativas para oferecer crédito com condições facilitadas.

“Estamos agora na etapa de restabelecimento de serviços e de reconstrução. Na parte da infraestrutura, estamos encaminhando os planos de trabalho para o Ministério da Integração para obtermos os recursos para obras de pontes, estradas e para a questão habitacional", disse Leite. "E, agora, estamos alinhando também ações na área de manutenção de emprego e renda. O Banrisul já lançou linhas especiais de crédito, mas o governo federal tem fôlego para poder oferecer ainda mais linhas e usar subsídio para reduzir juros em empréstimos facilitados.”

O governador reforçou o agradecimento pelo apoio do governo federal ao Rio Grande do Sul neste momento. Na quarta-feira, dia 27, Leite esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, em Brasília, para entregar demandas do Estado relativas à reconstrução das cidades. Durante a audiência, o presidente assinou duas medidas provisórias que tratam de auxílio financeiro aos atingidos.

Leite disse que a reunião das equipes técnicas estaduais, federais e municipais, como ocorreu nesta quinta, é essencial para afinar e agilizar os processos. “O presidente assinou as medidas e a nossa equipe técnica entende que ainda há alguns ajustes que precisam ser feitos para situações excepcionais, mas 90% dos temas estão endereçados no que diz respeito à questão econômica”, observou. “As equipes técnicas é que operacionalizam isso no dia a dia, então precisam estar alinhadas para evitar entraves burocráticos e garantir que as medidas determinadas no centro do governo tornem-se resultados concretos na ponta.”

Alinhamento

O prognóstico de novas chuvas intensas nos próximos meses no Estado também foi pauta da reunião. Leite disse que as ações precisam ser pensadas já considerando as novas dificuldades que virão. “A resiliência do nosso povo vai ser colocada à prova e precisamos estar unidos para lidar com isso. Não podemos esmorecer, porque vidas humanas estão dependendo de nós”, pontuou.

O ministro Góes também destacou a importância do alinhamento para o atendimento efetivo das necessidades das comunidades. “A informação correta é importante. Sem isso, o caminho se torna mais longo, e as questões, mais difíceis de resolver. Mas a informação está sendo gerada na educação, na saúde, na assistência social, na habitação e na defesa civil – e os resultados já estão acontecendo”, garantiu.

O vice-governador Gabriel participou das reuniões de trabalho sobre viabilização de moradias para as famílias desabrigadas, disponibilização de linhas de crédito para diferentes setores e retomada de serviços públicos (especialmente nas áreas de educação e saúde). “Tivemos encontros bastante produtivos entre governo do Estado, municípios e governo federal. Essa união de esforços é fundamental para levarmos soluções integradas para os afetados”, ressaltou.
  

Siga o Portal de Camaquã, nas redes sociais

WHATSAPP - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

YOUTUBE - Para se cadastras no canal, clique neste link.

INSTAGRAM - Para se cadastrar no canal, clique neste link.



MAIS NOTÍCIAS