Notícias


Secretaria do Esporte e Lazer recebe representante da província de Shiga

Maretoli reassaltou para Ueyama o interesse da Sel em estabelecer um acordo de cooperação com Shiga na área do esporte
24/02/2020 Ascom Sel / Edição: Secom - Foto: Ascom Sel

A comemoração dos 40 anos do Convênio de Fraternidade Estados-irmãos entre o Rio Grande do Sul e Shiga (Japão) foi o tema da audiência entre o secretário em exercício do Esporte e Lazer, Jaderson Maretoli, e diretor adjunto da Divisão de Assuntos Internacionais do Departamento de Planejamento de Políticas Gerais da prefeitura de Shiga, Teruyuki Ueyama. O encontro ocorreu na Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

Durante a reunião, na quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2020, foram tratados assuntos que envolvem a visita do governador de Shiga, Taizo Mikazuki, ao Rio Grande do Sul, em agosto de 2020.

Maretoli ressaltou o interesse da Secretaria do Esporte e Lazer (Sel) em estabelecer um acordo de cooperação na área de esporte entre o Estado e a província japonesa. Ueyama abordou a possibilidade de o RS, por meio do convênio, viabilizar o intercâmbio de técnicos de futebol gaúchos e outras modalidades para treinarem crianças em escolas de Shiga.

Convênio de Fraternidade completará 40 anos em maio

Em 5 de maio de 1980 foi assinado o Convênio de Fraternidade que declarou Estados-irmãos o Rio Grande do Sul e Shiga. O acordo tem como objetivo fortalecer os laços de amizade existentes entre o estado e a província japonesa. Ainda prevê a manutenção do intercâmbio e a cooperação em setores como ambiente, biotecnologia, tecnologia industrial, saúde, agricultura, educação, informática, piscicultura, telemetria, química, saneamento, qualidade, policiamento, combate a incêndios, cultura, ecoturismo e esportes.

MAIS NOTÍCIAS