Notícias


Seminário Duas Safras tem edições nesta semana em Carazinho e Capão do Leão, dias 12 e 14 de setembro

Eventos promovidos pelo Senar-RS abordam temas importantes para ajudar profissionais do campo a equilibrar renda e produtividade
12/09/2023 Luísa Santini | Padrinho Conteúdo e Assessoria – Foto: Divulgação

O Seminário Duas Safras tem duas datas agendadas para a primeira quinzena de setembro. Dia 12, ocorre em Carazinho (no Auditório da Ulbra, BR 285, Km 335), às 8h30min, e dia 14 em Capão do Leão (na Embrapa Clima Temperado - Estação Experimental Terras Baixas Campus Universitário, s/nº), às 11h. Inscrições gratuitas podem ser realizadas, respectivamente, nos links Carazinho e Capão do Leão.

A realização das atividades é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), instituição referência na difusão de conhecimento e de tecnologia da pesquisa para trabalhadores do campo.
 
Em Carazinho, o cronograma contempla painéis, palestras e debates. Entre os temas a serem trabalhados, estão custos de produção, financiamento privado, gestão de riscos e tecnologias para arquitetar modelos de produção rentáveis.
 
“Em Carazinho teremos três palestras técnicas com o objetivo de levar informações sobre cereais de inverno e a cultura do milho, as perspectivas dessas culturas e também a importância de termos uma agricultura conservacionista, principalmente no que diz respeito ao fluxo de carbono no sistema produtivo”, pontua o Coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes.
 
Já em Capão do Leão, as atividades são divididas em quatro estações de campo com tópicos como sistema de sulcos, forrageiras, estratégias de posicionamento e manejo rentável do trigo e integração lavoura e pecuária em terras baixas.
 
“Essa edição será um modelo diferente, em que a gente vai ter exclusivamente ações no campo. Pela parte da manhã, teremos a importância do sistema sulco-camaleão para o cultivo de cereais de inverno, milho e soja, e a importância das forrageiras leguminosas também no sistema de manejo. À tarde, teremos três estações: estratégia de posicionamento e manejo rentável do trigo,, estratégia de manejo de plantas daninhas e integração lavoura-pecuária (porque a estruturação do solo que faz a cultura se torna disponível depois para uma boa implementação de pasto)”, explica Moraes.
 
As programações completas estão disponíveis aqui (Carazinho) e aqui (Capão do Leão).
 
O Duas Safras
 
O programa Duas Safras tem como objetivo coordenar esforços entre as entidades promotoras para estimular práticas sustentáveis da produção agropecuária do Rio Grande do Sul. Busca, ainda, revolucionar a produção agrícola não apenas gerando mais renda e produtividade aos profissionais do campo, mas também elevando o PIB do Estado e trazendo benefícios sociais e econômicos à população gaúcha como um todo. As ações são fruto  da articulação entre Senar-RS, Farsul, Embrapa, ABPA, Federarroz, Asgav, ACERGS, APASSUL, FecoAgro-RS, SINDAG, APROSOJA, OCERGS, ACSURS e Sips, além de patrocínio da Corteva.
 
A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.
 
Em 2022, três mil pessoas participaram do evento. A caravana de palestras do seminário passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta, Lavras do Sul, São Sepé e Vacaria, customizadas conforme as características de cada região.
 
Serviço:
“Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Planalto, em Carazinho
Quando: 12 de setembro (terça-feira), às 8h30
Onde: Auditório da Ulbra, BR 285, Km 335, em Carazinho
Quanto: De graça
Inscrições devem ser realizadas clicando aqui.
 
Serviço: “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Sul, em Capão do Leão
Quando: 14 de setembro (quinta-feira), às 11h
Onde:  Embrapa Clima Temperado (Estação Experimental Terras Baixas Campus Universitário, s/nº), em Carazinho
Quanto: De graça.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS