Notícias


Projeto concede Título de Cidadão Camaquense Benemérito ao Senhor João Francisco de Souza Aguiar, em Camaquã

Concessão de honraria foi sugerida pelo Ver. Vitor Azambuja
22/08/2023 Redação Portal de Camaquã – Foto: Divulgação

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Camaquã o Projeto de Decreto Legislativo nº 4 de 2023, de autoria do Vereador Vitor Azambuja.

O PDL 4/23 concede o Título de Cidadão Camaquense Benemérito ao Senhor João Francisco de Souza Aguiar. A sugestão foi aprovado pelo Colégio de Líderes do Poder Legislativo em reunião realizada no dia 18 de julho.

O projeto foi lido no expediente da 122ª Sessão Ordinária, realizada no dia 7 de agosto e, após, foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça, para receber parecer.

Confira a biografia do homenageado

João Francisco de Souza Aguiar nasceu na cidade de Porto Alegre, em 24/01/1962. Durante a infância, residiu no bairro Cavalhada com seus pais Osmarino e Eni Aguiar, funcionários públicos na época. Dois grandes exemplos de suor e trabalho, que juntos, não só deram seu máximo para fornecer o melhor a João Francisco e suas duas irmãs Sandra e Sônia, mas principalmente, transferiram valores indelegáveis. Não é à toa o orgulho que ele carrega de seus pais e a forma como sempre enfatizou as suas origens, principalmente, contando como foi a trajetória até se estabelecer na cidade de Camaquã, onde reside atualmente.

Com valores enraizados, João Francisco sempre teve características muito evidentes, como iniciativa e vontade de aprender e trabalhar. Assim, iniciou sua carreira como auxiliar de um consultório odontológico. Ali, permaneceu por um breve período, e ingressou na Companhia Estadual de Silos e Armazenagem como Office Boy. A partir de suas histórias, conta o quanto foi desafiador a pressa e agitação com a “papelada” e burocracia que a atividade exigia, em uma época que não existia internet e grande parte do trabalho era manual. Trabalhou na matriz da Companhia, durante 08 anos, até 1989 na cidade de Porto Alegre.

Nesse mesmo ano, foi convocado para auxiliar a CESA na safra de 89/90 em uma cidade que ficava a 125km de sua cidade natal, Camaquã. Chegando nesta unidade da companhia, João Francisco conta que residiu em uma sala do escritório principal da filial, onde dormia “acampado” em um quarto improvisado. Essa história é contada com muito carinho por João Francisco, mostrando o quarto do prédio onde começou sua trajetória com muita empolgação e orgulho de onde deu seus primeiros passos dentro da cidade.

Durante o período agrícola de 1989/1990, João Francisco conheceu Maria Elizabeth de Souza, sua atual esposa. No ano seguinte, mudou-se para Camaquã de forma definitiva, seguindo sua trajetória dentro da Companhia e atingindo o cargo de Gerente da filial, onde trabalhou até a extinção da empresa em 2022.

João Francisco sempre engajado, colocou todos os seus esforços na carreira, especificamente na Companhia. Conta das auditorias de encerramento de trabalhos que fez, nas filiais da CESA, remanescentes no estado ao longo do processo de extinção da empresa. Enquanto a que ele era gerente foi a última a ser fechada e com balanço financeiro positivo.

Hoje segue a frente da COOPAC (Cooperativa de Cereais de Camaquã), empresa que atua nos mesmos aposentos da antiga CESA, formada por produtores para suprir a falta da antiga CESA. Participou ativamente durante a fundação da cooperativa devido a sua experiência de anos neste seguimento.

João Francisco dedicou-se a vários seguimentos da comunidade, sempre dizendo sim aos pedidos de políticos e outros filantropos da cidade para que assumisse cargos administrativos em entidades beneficentes ou em prol do agronegócio. Sendo membro da CONDACA; Diretoria do Sindicato Rural de Camaquã; Membro ativo do CITE 10; Ex Grão Mestre da loja maçônica Cedo do Sinai. Atualmente é presidente da APAE, onde divide seu tempo com as crianças que lá frequentam.

João Francisco é pai de Francisco e Pedro Henrique, os quais relatam que João Francisco ou “Chiquinho da CESA” como é conhecido, sempre foi um pai exemplo de honestidade, carinho e compreensão. E lembram de uma frase que ele repete seguidamente: “O que posso e vou deixar para vocês é respeito, sinceridade e honestidade, para que vocês passem para as seguintes gerações da nossa família”.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS