Notícias


Presidente do Poder Legislativo participa da solenidade do 21º aniversário do 30º BPM de Camaquã

Evento ocorreu no Teatro do Sesc Camaquã
22/08/2023 Ascom Poder Legislativo – Foto: Divulgação

Na tarde da sexta-feira, dia 18 de agosto de 2023, o Presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Altair Puschnerat – Neco, participou no teatro do SESC da Solenidade em comemoração do 21º aniversário do 30º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Camaquã.

O 30º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 20 de agosto de 2002, através da Portaria nº 001/DA-SMOv/2002, publicada no Boletim Geral nº 160, ligado administrativamente e operacionalmente ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, com sede na cidade de Pelotas.

Em 26 de Abril de 1969, o quartel da Brigada Militar em Camaquã foi instalado na Rua Major Lúcio Meirelles, nº 788, Bairro Olaria, o qual permanece até hoje, fato este comprovado por duas placas metálicas antigas instaladas no corredor do Quartel, sendo na ocasião um Destacamento do 4º RPRMont (4º Regimento de Polícia Rural Montada) de Pelotas/RS, este criado pelo Decreto nº 19.466, de 18 Dez 1968.

Atualmente, o 30º Batalhão de Polícia Ostensiva é composto pela 1ª Companhia de Polícia Ostensiva, com a Sede em Camaquã e abrange os municípios de Arambaré, Chuvisca, Dom Feliciano, Tapes, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, e a 2ª Companhia de Polícia Ostensiva, com Sede em São Lourenço do Sul e abrange os municípios de Cristal e Turuçu.

É responsável pelas atividades de Polícia Ostensiva, em seu espaço territorial (ET), respondendo perante o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul pelo grau de segurança de sua respectiva área de atuação.

“As comemorações do 21º aniversário do 30º Batalhão de Polícia Militar é um evento significativo que celebra a história, como conquistas e o compromisso dessa unidade militar em servir e proteger a comunidade. O aniversário desta importante entidade é uma oportunidade importante para reconhecer e incentivar os esforços dedicados à segurança da cidade”, destacou Neco.

MAIS NOTÍCIAS