Notícias


Comitiva gaúcha negocia preço mínimo da uva em Brasília, nos dias 22 e 23 de novembro

As agendas foram marcadas pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch
22/11/2022 Agência de Notícias - Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar da Vitivinicultura da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) acompanha, nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), em Brasília, audiências para tratar do preço mínimo da uva para a safra 2022/2023.

As agendas foram marcadas pelo presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch, a pedido da Comissão Interestadual da Uva. Além de Schuch e Weber, participam o presidente da Comissão, Cedenir Postal e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno.

A expectativa da comitiva é que o valor mínimo contemple pelo menos o atual custo de produção, o que exige que o atual preço mínimo de R$ 1,31 seja reajustado para R$ 1,61 o quilo . “O preço deve ser justo, cobrindo o custo e proporcionando lucro para o agricultor”, defende Weber.

Quem define o preço mínimo é a Companhia Nacional de Abastecimento com posterior parecer do Ministério da Agricultura e aprovação do Conselho Monetário Nacional. “A expectativa é que esse processo seja vencido e o novo preço mínimo publicado até dezembro”, estima Cedenir Postal.

As agendas:

» 22/11

9h - Audiência com Sílvio Farnese, Diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura;

10h - Audiência com a Coordenadora-Geral de Acompanhamento da Produção Agropecuária do Ministério da Economia, Mônica Netto.

» 23/11

10h - Audiência com o Diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zé e Superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira dos Santos.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS