Notícias


Dica de receita: deliciosa moqueca de banana

Sugestão é da edição Americanópolis do Projeto Chef Aprendiz, que reúne jovens com idades entre 17 e 24 anos
03/11/2022 Visar Planejamento – Foto: Divulgação

Receita tipicamente baiana faz parte do menu gastronômico do projeto Chef Aprendiz Americanópolis, que atua desenvolvendo e capacitando jovens para incluir no mercado de trabalho gastronômico

Aprenda a fazer uma deliciosa moqueca de banana para celebrar o Dia do Veganismo, que é comemorado no dia 01 de novembro. O prato, que é um dos que mais representa a gastronomia baiana, foi destaque no currículo de oficinas dedicado ao aprendizado da culinária vegana da edição Americanópolis do Projeto Chef Aprendiz, que reúne jovens com idades entre 17 e 24 anos, a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho gastronômico. Esta edição recebe o apoio via lei de incentivo ProAC ICMS, com o patrocínio da Comgás, Tirolez, Wickbold e apoio da Kikkoman e Oster.

Fundado em 2015, o Chef Aprendiz reúne um ciclo de oficinas com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, trabalho em equipe, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Dos 136 jovens que participaram do projeto até o momento, 43% já estão trabalhando na área gastronômica; 24% seguem atuando em outras áreas e 7% contam com o apoio do projeto para se recolocar no mercado.

Vamos à receita?

Ingredientes:

    12 bananas da terra cortada em rodelas;
    3 tomates cortados em rodelas;
     2 cebolas cortadas em rodelas;
    4 dentes de alho (laminado);
    2 unidades de pimentões amarelos cortados em julienne;
    ½ xícara (chá) de azeite de dendê;
    1 maço de coentro;
    2 xícaras (chá) de leite de coco;
    1 unidade de pimenta dedo de moça (picadas e sem sementes);
    1 pacote de alga nori;
    Sal;
    Pimenta do reino.

Modo de preparo:

Em uma panela funda coloque o azeite de dendê e alho e dê uma refogada.

Feito isso, cuidadosamente faça camadas dispondo todos os demais ingredientes, exceto o coentro e a alga.

Cubra tudo com leite de coco e um pouco de água, corrija o sal e deixe cozinhar em fogo baixo.

Quando todos os ingredientes estiverem macios, desfolhe o coentro e corte as algas em pedaços pequenos e adicione ao cozido.

Deixe cozinhar por mais alguns  instantes e se necessário corrija o sal. Sirva.  

Sobre Fadaris:

O Fadaris, Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, fundado por Beatriz Mansberger em 2015, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural, mobilizando habilidades por meio de temas interessantes e estimulantes. As atividades colaboram para uma bagagem mais robusta e sólida sobre a realidade de si, do mundo e das possibilidades que o rodeia, incentivando o protagonismo por meio da arte e da cidadania.

O Chef Aprendiz, seu projeto mais conhecido, realiza edições em  ciclos de oficinas, dedicadas a jovens entre 17 e 24 anos, com atividades voltadas para habilidades socioemocionais, introdução ao universo da gastronomia, técnicas culinárias e mercado de trabalho. Contabiliza 9 edições já realizadas - Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco, Liberdade e Vila Andrade - e 136 jovens impactados diretamente. O principal objetivo do processo como um todo é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor do currículo, visando empoderar os jovens a ingressarem no caminho profissional de forma mais segura e preparada.

A outra frente de projeto, o Pequenos Autores, Grandes Histórias, já realizou duas edições pilotos, uma em 2013, no CTT Paraisópolis, e a outra em 2014 na Casa do Zezinho. Este ano marca a retomada das atividades lúdicas de escrita para crianças do ensino público com idades entre 8 e 12 anos. Em formato de edições, suas oficinas têm como principal objetivo estimular uma cultura de interesse à literatura desde cedo e potencializar a capacidade criativa, imaginativa e lúdica dos participantes. 

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS