Notícias


CEI e Sesc promovem atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa de 13 a 15 de junho

Grupos do programa Maturidade Ativa farão levantamento de necessidades a respeito da temática
11/06/2022 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

A fim de expandir a reflexão sobre os cuidados com a população de 60 anos ou mais, o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) e o Sesc/RS promovem, entre 13 e 15 de junho, atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A temática deste ano é “Em busca da consolidação da Rede de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”.

No dia 13 de junho, das 8h30 às 12h, será realizado o Seminário Estadual de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas. O evento, que é gratuito e on-line, será transmitido pelo Webex Meetings. Para assistir, é necessário instalar a plataforma no celular ou computador (no site www.webex.com/pt/downloads.html) e acessar o link https://tinyurl.com/seminariopessoaidosa2022 no horário e dia do evento, inserindo a senha ceirs. Quem quiser receber certificado de participação, pode se inscrever no site www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-complementar, na seção “Inscrições”.

Por meio dos grupos do programa Maturidade Ativa, juntamente com os Conselhos Municipais e as Secretarias de Assistência dos Municípios, outras palestras e mesas de debate serão organizadas no dia 15 de junho, quando a data é lembrada mundialmente, para discutir as necessidades dos idosos de cada cidade e o que pode ser feito para solucioná-las.

O projeto Maturidade Ativa do Sesc/RS tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Na iniciativa, os participantes reúnem-se para conviver, divertir-se, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado, que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva.

Seminário Estadual de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas

Data: 13/06 (Segunda-feira)

Atividade gratuita e on-line, com transmissão no Webex Meeting

Como acessar: pelo link https://tinyurl.com/seminariopessoaidosa2022 no horário e dia do evento, inserindo a senha ceirs

Como instalar o Webex Meeting: no site www.webex.com/pt/downloads.html

Classificação: 50+

Programação

8h30 às 9h – Recepção dos participantes

9h às 9h15 – Abertura

9h15 às 9h45 – Palestra “Sistema de Garantia de Direitos: o que é”

Coordenadora: Cristiani Trentin (SBGG/RS)

Palestrante: Alessandra Quines (Defensora Pública)

09h45 às 10h – Debates

10h às 10h30 – Palestra “Rede de Promoção, Proteção e Defesa: o que é”

Coordenadora: Michele Silveira (Sesc/RS)

Palestrante: Joana Filkenstein Veras (Sesc/RS)

10h30 às 10h45 -  Debates

10h45 às 11h15 – Mesa Redonda: “A Experiência Municipal na Implementação da Rede”

Coordenadora: Solange Garcez (Unicruz)

Palestrantes: a confirmar

11h15 às 11h30 - Debates

11h30 às 11h55 - Carta Compromisso: estratégias e encaminhamentos

11h55 às 12h – Encerramento

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS