Notícias


Projeto A Fantástica Fábrica de Gaiteiros será exposto em Pelotas, a partir da quinta, dia 9 de junho

Até o dia 24, interessados poderão conhecer curiosidades a respeito da gaita, instrumento musical do tradicionalismo gaúcho, na Sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal
06/06/2022 Ascom Prefeitura de Pelotas - Fotos gaiteiros: Stéfanie Telles | Exposição: Marcelo Donadussi
Anterior Próximo

Na quinta-feira, dia 9 de junho, chega a Pelotas o projeto de exposição itinerante A Fantástica Fábrica de Gaiteiros. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a exibição propõe uma imersão no universo do acordeão diatônico, conhecido popularmente como gaita de oito baixos.

A visitação estará aberta até o dia 24, das 8 às 14h, na Sala Frederico Trebbi, no saguão do Paço Municipal. A entrada é gratuita.

Na exibição, os visitantes poderão ver uma banda composta por um quarteto de bonecos articulados de madeira, diferentes tipos de “acordeon”, uma gaita com botões em braile e um simulador do som do instrumento, além de painéis explicando a história, forma de fabricação e curiosidades a respeito da gaita — principal instrumento da música gaúcha. O projeto prevê, também, uma exposição virtual, que possibilita a visitação através de recursos tecnológicos.

Segundo o diretor de Manifestações Populares da Secult, André Müller, a exposição é aberta a todos os públicos e tem um caráter inclusivo. “É uma oportunidade única para quem gosta de música e quer entender melhor todo o processo de fabricação até a musicalidade do instrumento.”

Conheça o Projeto

A Fantástica Fábrica de Gaiteiros é uma iniciativa do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música e do Ministério do Turismo, que busca desenvolver um trabalho social de educação musical e resgate cultural por meio da gaita.

Com sede em Barra do Ribeiro, a mostra integra o projeto de arte-educação multidisciplinar, que oferece, gratuitamente, aulas de gaita para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos em diversos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na sede, são fabricadas as gaitas usadas pelos estudantes nas 16 unidades que promovem as aulas de música.

MAIS NOTÍCIAS