Notícias


Índice de Confiança dos Empresários do Comércio tem nova alta na margem

Maior mobilidade, melhora no mercado de trabalho e liberação de recursos do FGTS podem explicar avanço no indicador
06/06/2022 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

A Fecomércio-RS divulgou nesta quinta-feira, dia 02, os resultados da edição de maio do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC-RS), que atingiu a marca de 116,6 pontos e avançou na comparação com o mês anterior (0,9%) e 29,4% em relação a maio do ano passado. A melhora ainda não foi suficiente para devolver o indicador ao patamar pré-pandemia: o índice ficou 6,5% abaixo em relação aos números de antes da doença.  

O subíndice de Condições Atuais foi o único componente do ICEC-RS a variar positivamente na passagem do mês. O ICAEC-RS teve aumento de 5,9% na margem e registrou 100,4 pontos. Esse resultado marcou o retorno do subíndice ao patamar superior aos 100,0 pontos, algo que não ocorria desde janeiro de 2022 (101,9 pontos).

Na comparação com maio de 2021, o ICAEC-RS teve aumento de 91,6%. O percentual de respostas que apontaram alguma melhora nas condições atuais da economia brasileira correspondeu a 46,5% em maio deste ano. Em abril deste ano, esse valor era de 42,9% e em maio do ano passado de 12,3%.  

O Índice de Expectativas registrou 141,5 pontos. O resultado representou um recuo de 1,4% na comparação mensal. Em relação a maio de 2021, houve aumento de 9,7%. Embora na comparação interanual tenha se verificado aumentos expressivos todos os subíndices do IEEC-RS, nesta rodada da pesquisa, eles tiveram recuo na margem. Para 83,2% dos respondentes é esperada alguma melhoria das condições do setor para os próximos meses.  

O índice de investimentos (IIEC) teve variação de -0,2%, ao nível de 108,0 pontos. Este é o único subíndice a registrar na atualidade patamares semelhantes ao que se verificava no período pré-pandemia (2,3% superior). O componente de contratação de funcionários teve variação de 0,9% na margem, aos 127,8 pontos e está 4,2% acima do mesmo período do ano anterior. O nível de investimento teve baixa de 2,5% (99,5 pontos), com alta de 38,6% frente ao mesmo período de 2021. Quanto aos estoques, enquanto em maio de 2021, 58,6% enquadraram que o nível de estoques como adequado, em maio de 2022 esse percentual foi de 61,7%.  

"A pesquisa nos mostra que os comerciantes estão vendo com bons olhos o momento atual. Vários pontos podem explicar essa dinâmica: a maior mobilidade, a melhora no mercado de trabalho e, sem dúvida, a liberação de recursos do FGTS. Já para o futuro, apesar de otimistas, os comerciantes sabem que teremos desafios como juros mais altos que trarão efeitos na economia, além das Eleições", comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS