Notícias


Nota Técnica do Comitê Covid, da UFPel, alerta para piora do quadro sanitário no município

A nota menciona ainda que nos últimos 15 dias a média móvel de óbitos vem se mantendo acima de um caso
31/05/2022 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

O Comitê UFPel Covid-19 lançou nota técnica alertando sobre a continuidade da piora do quadro sanitário no município. De acordo com o documento, Pelotas apresentou cinco semanas de aumento no número de casos, alcançando, na semana epidemiológica 21 (22 a 28/05/2022), 501 casos novos por semana a cada 100 mil habitantes, o que configura a manutenção da situação de alta transmissão. Esse número pode ser ainda maior devido a resultados de autoteste que não são notificados.

A nota menciona ainda que nos últimos 15 dias a média móvel de óbitos vem se mantendo acima de um e se observa importante aumento nas internações em enfermaria e UTI.

Diante desse quadro sanitário, o Comitê recomenda a retomada do uso de máscaras de boa qualidade e bem adaptadas em ambientes fechados e ambientes abertos com aglomeração, em especial nas escolas pela baixa cobertura de vacinação completa nas crianças.

Além disso, reforçar a necessidade de ventilação cruzada nos ambientes e das medidas de higiene como o uso de álcool em gel, busca ativa das pessoas com dose de reforço em atraso e ampliação dos locais de vacinação, e ampliar a testagem para possibilitar o diagnóstico precoce e o isolamento dos casos.

“É preciso esclarecer a população que a alta cobertura de vacinação completa é essencial para o controle da pandemia. As medidas de prevenção continuam necessárias”, destaca o documento.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

INSTAGRAM – Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e acompanhe as notícias em tempo real. Para seguir o Portal de Camaquã clique neste link

MAIS NOTÍCIAS