Notícias


Sistema hidroviário da região Sul recebeu atenção especial do DNIT em 2019

Todas as barragens e eclusas da Hidrovia do Mercosul contaram com atuações importantes
18/12/2019 Coordenação de Comunicação Social do DNIT – Foto: Divulgação

Responsável por desenvolver e implementar ações de infraestrutura aquaviária nas hidrovias da região onde atua, a Administração Hidroviária do Sul (AHSUL) encerra o ano de 2019 com saldo positivo: a hidrovia do Mercosul, um dos mais bem estruturados sistemas hidroviários do país, recebeu melhorias ao longo do período.

Via de mão dupla entre Brasil e Uruguai, a hidrovia tem 1.860 km navegáveis e é um eixo de fundamental importância para o intercâmbio comercial entre os países.

A hidrovia é composta pelos rios Jacuí, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí, que se ligam à lagoa dos Patos por meio do Lago Guaíba, com continuidade no canal de São Gonçalo e na Lagoa Mirim e Rio Jaguarão.

Durante o ano, a AHSUL assinou contrato – que está em vigor – para que as quatro barragens e eclusas nas hidrovias dos rios Jacuí e Taquari recebessem serviços de operação e manutenção: Amarópolis, Dom Marco e Fandango, no primeiro rio; e Bom Retiro do Sul, no segundo.

Também foi assinado contrato para supervisão de atividades nos quatro complexos de barragens/esclusas, e há processo licitatório em andamento para a contratação de empresa que vai executar o plano de prevenção contra incêndios nesses locais.

Além dessas medidas, foram assinados contratos para elaboração de projetos de reformas e modernização das barragens/eclusas do Anel de Dom Marco, de Fandango, de Amarópolis e de Bom Retiro do Sul.

E está em execução a dragagem do Rio Taquari, entre os pontos quilométricos 110 e 121, e em licitação um processo para contratar escavação subaquática de materiais para manutenção do canal de navegação em novo trecho desse rio.

A AHSUL mantém, ainda, a sinalização flutuante do rio e a gestão ambiental dos empreendimentos do DNIT/AHSUL.

Essas foram apenas algumas das ações realizadas pela Administração Hidroviária do Sul ao longo do ano.

E para finalizar o ciclo, a AHSUL sediou, na última semana, o Workshop de Manutenção de Eclusas, em conjunto com a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT e com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE).

MAIS NOTÍCIAS