Notícias


Cerca de 700 alunos do Pelotense participam de jornada literária

Esta foi a segunda edição, que envolveu estudantes do pré ao 5º ano no universo dos livros
13/12/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Luiza Meirelles - Foto: Divulgação

Aproximadamente 700 alunos, do pré ao 5º ano, do Colégio Municipal Pelotense foram envolvidos no universo da literatura, na segunda edição da Jornadinha do Gato, que promoveu mostra de trabalhos – realizados pelas crianças durante o ano e a divulgação do livro digital "Íris e a Beterraba".

A obra contém ilustrações feitas por 26 estudantes do 4º ano C da instituição e foi escrita pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cristina Maria Rosa, autora do projeto “Autora na Escola”.

Segundo a coordenadora do curso Formação e Aperfeiçoamento de Leitura Literária, bibliotecária Simone Echebeste, a ideia é incentivar, cada vez mais, o hábito e o gosto pela leitura. Além disso, demonstrar que a tecnologia pode estar associada à rotina da escrita e leitura e consistir em aliada ao processo de aprendizagem.

O curso é uma realização da universidade e Prefeitura, por intermédio do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

A Jornadinha do Gato, ocorrida no sábado, dia 7 de dezembro de 2019, foi prestigiada pelos estudantes e suas famílias, que puderam visualizar as produções dos pequenos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, voltadas à literatura.

A acadêmica de Pedagogia, Paloma Wiegand, do Grupo de Estudos em Leitura Literária da UFPel, leu a publicação – lançada em novembro, na Bibliotheca Pública – aos participantes da atividade.

O endereço da publicação online "Íris e a Beterraba" é https://onedrive.live.com/?authkey=%21AIdEo5pTesmmXgY&cid=706A75ED2FFCF172&id=706A75ED2FFCF172%21472&parId=root&o=OneUp.

MAIS NOTÍCIAS