Notícias


Secretário de Saúde concorda com adicional de insalubridade na pandemia

Aderiu a Proposta do Deputado Dr Thiago e na próxima semana apresentará uma proposta ao mesmo coletivo
17/01/2022 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

Na tarde da quarta-feira, dia 12 de janeiro de 2021, o deputado Dr. Thiago Duarte (DEM) participou de reunião com o presidente do Simers, Dr. Marcos Rovinski, a diretora do núcleo de médicos municipários, Dra. Lizia Mota, a vereadora de Porto Alegre, Cláudia Araújo, o secretário municipal de saúde (SMS), Dr. Mauro Sparta e o diretor administrativo da SMS, Paulo Guimarães sobre a necessária valorização dos profissionais de saúde durante a pandemia com o pagamento de insalubridade grau máximo a todos os servidores da saúde que atendem em áreas expostas ao COVID.

Em pauta a concessão de adicional de insalubridade de 40% para profissionais da saúde do município de POA que estejam na "linha de frente no combate a Covid", explicou a vereadora Claudia Araújo, que prôpos projeto de lei concedendo adicional de insalubridade, o projeto foi barrado na CCJ por vìcio de origem.

O deputado Dr. Thiago Duarte propôs como um dos encaminhamentos da reunião que o executivo municipal possa "partir do projeto da vereadora Claudia, fazendo os ajustes necessários e o reapresente como proposta do executivo". Dr. Thiago Duarte ainda alertou para a situação de profissionais da saúde que "desempenham a mesma função, no mesmo hospital, no mesmo departamento e recebem faixas de insalubridade diferentes, um recebe 20% e outro 40%", explicou o parlamentar estadual que ainda relatou que um mesmo profissional da saúde recebe diferentes faixas de adicional de insalubridade excercendo a mesma função no municipio de Porto Alegre.

Na avaliação do presidente do Simers, Dr. Marcos Rovinski, "todos estavam de lockdown menos os profissionais da saúde, muitos foram as sacadas aplaudir os médicos, mas em nenhum momento fomos valorizados por isso", o dirigente sindical entende que o adicional de insalubridade deve ser concedido àqueles na "linha de frente" não aos que estão em gabinete ou home office.

A diretora do Simers, Dra. Lízia Meirelles Mota, salientou que outros municípios já concedem o adicional de insalubridade de 40%, "já existe legislação e jurisprudência" sobre esta matéria. Dr. Thiago Duarte também alertou para o fato de que os médicos da prefeitura de POA estão exonerando-se das funções devido a "defasagem salarial" e que o adicional de insalubridade poderia reduzir estas exonerações.

A Secretaria aderiu a Proposta do Deputado Dr Thiago e na próxima semana apresentará uma proposta ao mesmo coletivo.


WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS