Notícias


Assembleia Legislativa do RS e Polícia Civil lançam curso para investigação de maus-tratos em animais

Treinamento voltado aos policiais civis recebe inscrições entre 8 de novembro e 8 de dezembro
10/11/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Foi lançado na quarta-feira, dia 3 de novembro, o curso de capacitação “Identificação de maus-tratos em animais”, promovido entre a Assembleia Legislativa e a Polícia Civil por meio da Academia de Polícia Civil do RS (Acadepol) e a Escola do Legislativo.

Voltado aos policiais civis, o treinamento foi apresentado pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB), pela chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, e pela delegada e diretora da Acadepol, Elisângela Melo Reghelin. Também acompanharam, de forma virtual e presencial, os professores que vão ministrar os oito módulos do curso.

Responsável por incluir um capítulo no Código Ambiental estadual que reconhece os animais domésticos como seres sencientes, o presidente Gabriel agradeceu o apoio da corporação e o empenho em atender as demandas que se referem aos crimes praticados contra os animais.

“Este curso de formação dará mais condições para que os policiais identifiquem sinais de maus-tratos, que nem sempre são evidentes, investiguem e punam, quando necessário”, disse o parlamentar, que também é médico veterinário.

Com 10 horas/aula, o curso se propõe a orientar os policiais sobre como reconhecer atos de crueldade para agir, conforme os instrumentos legais, diante da comprovação. Segundo a delegada Nadine, a qualificação dos servidores da Polícia Civil para a investigação de crimes deste tipo é uma prioridade do órgão. “Este olhar diferenciado sobre os maus-tratos aos animais transforma a vida das comunidades e, claro, das vítimas destes crimes. No futuro esperamos ampliar ações como esta”, anunciou a chefe da Polícia Civil gaúcha.

Já a diretora da Acadepol destacou a qualidade do treinamento e do corpo docente responsável pelo conteúdo. Entre os temas a serem abordados estão o resgate e manuseio de animais, legislação, judicialização, registro de denúncias, entre outros tópicos. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Escola do Legislativo entre 8 de novembro e 8 de dezembro. A partir da inscrição, o aluno já terá acesso às videoaulas e, após a conclusão dos módulos, será emitido o certificado de participação.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS