Notícias


Deputado Paparico Bacchi fomenta o empreendedorismo na região Noroeste

Criação do Fundo Municipal do Emprego e Renda (Funder) e Conselho Municipal de Emprego e Renda (Funder)
09/09/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Antonio Grzybowski

O deputado Paparico Bacchi (PL) apresentou o projeto Município Empreendedor para lideranças da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em reuniões realizadas nos municípios de São José das Missões, Novo Barreiro, Sagrada Família e Cerro Grande, Paparico Bacchi sugeriu a criação do Fundo Municipal do Emprego e Renda (Funder) e Conselho Municipal de Emprego e Renda (Funder).

A proposta, segundo o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, tem por objetivo estimular o empreendedorismo, subsidiar juros cobrados por instituições financeiras no financiamento de projetos, além de fomentar o desenvolvimento rural e urbano dos municípios gaúchos.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

As palestras foram prestigiadas por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, gerentes de bancos, agricultores e lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Nos encontros, Paparico Bacchi entregou uma cartilha com diretrizes básicas para criação de legislação municipal voltada ao incentivo de atividades econômicas.

A minuta do projeto de lei foi elaborada a partir da experiência do parlamentar no período em que foi prefeito de São João da Urtiga (209-2016), incrementada pela necessidade de criação de novos mecanismos de fortalecimento da economia local e regional.

“A maioria dos grandes projetos nasceu pequeno, fruto da visão empreendedora de homens e mulheres da roça, da cidade, ou de algum tipo de incentivo. Entendo que este princípio norteia o projeto Município Empreendedor, que depende da adoção de uma política pública que pode garantir o futuro do trabalho, da renda e da qualidade de vida de muitas famílias que acreditam no seu município e no seu estado”, reforçou Paparico Bacchi durante as palestras que ocorreram na última sexta-feira, dia 3 de setembro.

Prefeitos criam programas estimulados pelo Município Empreendedor

Os prefeitos de São José das Missões e Novo Barreiro anunciaram a criação de programas baseados na legislação proposta pelo deputado Paparico Bacchi. Em pronunciamento acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores de São José das Missões, vereador Pedro Santos (PL), o prefeito de Gilmar Weber Tolfo (PL), encaminhou um projeto de lei que instituí um programa de incentivos na área da suinocultura. Em Novo Barreiro a prefeita Márcia Rodrigues Presotto (PTB), confirmou a inclusão de R$100 mil no orçamento do município para subsidiar juros bancários cobrados em projetos inovadores.

Política estadual de incentivos

No diálogo com as lideranças, Paparico Bacchi ressaltou que trabalha pela destinação de recursos estaduais para fomentar a política de financiamento de juros em projetos municipais. O assuntou pautou recente audiência com o secretário Edson Brum, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Paparico Bacchi antecipou ainda que a pauta integra a permanente agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB)). O objetivo, conforme o parlamentar, é incluir recursos no orçamento estadual de 2022 e ampliar as fontes de dinheiro “nesta nova política de incentivos que pode garantir significativa evolução no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, finalizou Paparico Bacchi.

MAIS NOTÍCIAS