Notícias


Prefeita de Pelotas sanciona lei que institui Rua do Doce na Sete de Setembro

Quadra entre Andrade Neves e General Osório foi definida pela legislação, que tem autoria do vereador Sizenando
22/11/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Luiza Meirelles – Foto: Gustavo Vara

Pelotas terá uma nova Rua do Doce. Na quarta-feira, dia 20 de novembro de 2019, a Prefeita Paula Mascarenhas sancionou a lei 6.755, que define o espaço na quadra da rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório. De autoria do vereador José Sizenando (DEM), o texto altera a legislação de 2009 – também proposta por ele – que atribuía a Rua do Doce à Travessa Ismael Soares.

Paula lembrou que a mudança corresponde ao desejo do Município de proporcionar um espaço qualificado, que valorize as profissionais responsáveis por fazer Pelotas ser reconhecida nacionalmente por sua tradição doceira.

O novo local é uma das melhorias planejadas pela Prefeitura para a requalificação do Calçadão da Andrade Neves, a fim de dar mais visibilidade às doceiras, considerando que, diariamente, cerca de 20 mil pessoas passam pela área central.

A futura Rua do Doce ocupará a parte calçada com paralelepípedos, nas proximidades do chafariz ‘As Três Meninas’ e contará com dez espaços de madeira e vidros – destes, sete serão destinados a profissionais, dois serão banheiros e um servirá para área de convivência. A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação está à frente do projeto.

Sizenando destacou que a lei tem a intenção de reconhecer o trabalho das doceiras para que tenham um lugar adequado para a comercialização dos doces famosos de Pelotas. O secretário de Governo, Abel Dourado, acompanhou a sanção da lei.
Calçadão transformado

No final de setembro, a prefeita realizou uma caminhada simbólica para marcar a remodulação do Calçadão. Mais de R$ 3,9 milhões foram investidos para transformar o espaço, que recebeu novo piso, acessibilidade, iluminação em LED, sinalização, paisagismo, novo mobiliário urbano, estrutura subterrânea para fiação das redes de telefonia, lógica e TV a cabo, além de obras de drenagem e esgoto.

MAIS NOTÍCIAS