Notícias


São Lourenço do Sul e região se mobilizam pela retirada do regime de urgência do projeto que pretende vender a Corsan

Audiência pública virtual realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública da Assembleia Legislativa
29/08/2021 Por Marcela Santos – Foto: Divulgação

A privatização da água e a regionalização do saneamento voltou ao debate na sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021. Dessa vez, a comunidade de São Lourenço do Sul e região debateu, em audiência pública virtual realizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública da Assembleia Legislativa, e se posicionou contrária aos projetos apresentados pelo governador Eduardo Leite. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

Entre os encaminhamentos, enviar documento das entidades presentes no debate, solicitando a retirada da urgência para que se possa fazer uma avaliação mais profunda do tema, e mobilização dos vereadores e prefeitos no mesmo sentido.

O deputado Zé Nunes (PT), coordenou a audiência e alertou aos prefeitos a não assinarem qualquer instrumento contratual com a CORSAN, inclusive o aditivo, até que se concretizem elementos de certeza jurídica. 

“A privatização da CORSAN afeta diretamente 317 municípios gaúchos, e representa uma das mais fortes demonstrações de descaso com o papel do Estado, em prestar bons serviços públicos. Diante de um quadro de insegurança jurídica e perspectiva real de votação na próxima terça-feira, dia 31 de agosto de 2021, prefeitos e vereadores precisam se mobilizar para barrar este projeto”, alertou. Ele informou que a Azonasul, que reúne 23 municípios da região Sul, está encaminhando documento ao governador, solicitando a retirada do regime de urgência.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública da Assembleia, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), lembrou que, além de não dialogar com a população gaúcha sobre seu próprio patrimônio, Eduardo Leite descumpriu a palavra dada na campanha. 

“Não podemos colocar o saneamento gaúcho nesta aventura do governador. Leite jurou que não privatizaria a Corsan, e disse que mudou de opinião por conta do Marco Regulatório. Mas a Lei não manda privatizar as companhias, e sim realizar os estudos de viabilidade das unidades”.

Para o Luiz Fernando Mainardi (PT), é preciso impedir que o projeto seja votado em regime de urgência. “Precisamos discutir agora porque daqui a algum tempo o preço da água já terá aumentado e será tarde demais. A Corsan tem capacidade financeira para efetuar as obras de abastecimento e tratamento para atingir as metas previstas no marco do saneamento. Além disso, o Governo encaminha a privatização da água sem ouvir a população e, mais grave ainda, sem ouvir os prefeitos”.

O diretor regional do SindiÁgua, Fabio Lameira, trouxe o exemplo da privatização ocorrida em Manaus. Segundo ele, a água foi privatizada há 21 anos, e hoje, apenas 27% dos 600 mil habitantes têm acesso à água. 

“A Corsan é plenamente viável. Das 25 estatais brasileiras, ela está dentro das 10 que atingem todos os índices exigidos. Quando o governo do Estado não participa dos debates, deixa claro o objetivo do projeto, que é vender a companhia, e não discutir a viabilidade da empresa”, criticou.

Em 2013, o município de São Lourenço do Sul renovou o contrato de programa, por mais 30 anos. O acordo estipula investimentos de R$ 65 milhões no município durante a vigência do contrato. Dentro desse montante, serão aplicados R$ 13 milhões na melhoria e na ampliação do sistema de abastecimento de água.

O ex-prefeito de São Lourenço Daniel Raupp, advogado da AJS, que presta assessoria jurídica sindical, acredita que a proposta vai acabar no âmbito judiciário por conta de inconformidades entre o que está sendo proposto e o que exige o marco regulatório. 

“O Estado não pode tratar este tema, sem envolver as prefeituras. Não podemos abrir mão do que é nosso”. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Barrinha, Adelar Rozin, concorda. “É uma decisão precoce, sem segurança jurídica. Enquanto todo o mundo está voltando atrás em relação a privatizar o setor da água, nosso Estado vai na contramão”.

A forma como está sendo apresentado o projeto é considerada preocupante para o representante da Associação Comercial e Industrial de São Lourenço (ACI), Sergio Bergmann. “Tudo às pressas, sem aprofundar o tema, isso traz muita insegurança”. 

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) e representante do Corede Sul, Selma Vilela compartilha dessa preocupação. “O projeto foi colocado de forma acelerada, e vai prejudicar os consumidores dos municípios pequenos”.

O vereador de São Lourenço, Luiz Weber, reforçou a posição contrária à venda da Corsan, e informou que este ano os vereadores do PT protocolaram Moção de Repúdio sobre o tema. O vereador Passoca, de Herval, se somou ao movimento.

O diretor do campus da Furg de São Lourenço, Eduardo Volgemann, criticou a divisão da regionalização. “A proposta não faz sentido, e desorganiza, por exemplo, os comitês de bacias, já que desconsidera os limites geográficos e considera questões econômicas”, exemplificou.

Pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Conselho Municipal de Saúde, Volnei Brose declarou a necessidade de aprofundar o tema. O presidente da dos Municipários, Jorge Xavier considera a privatização perigosa, especialmente a da água, que é um bem comum a todos.



MAIS NOTÍCIAS