Notícias


TVE e FM Cultura lembram 60 anos da Legalidade com programas especiais

Memorial da Legalidade está no subsolo do Palácio Piratini
29/08/2021 https://chat.whatsapp.com/BrwvouDBBLR5W2kr65CbfG

Para marcar os 60 anos do Movimento da Legalidade, a equipe de reportagem da TVE buscou os arquivos de imagens documentais e, principalmente, as vozes daqueles que, mais do que testemunhas, participaram deste capítulo da história do Brasil.

Em 1961, após a inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros no dia 25 de agosto, ministros militares pretendiam impedir a posse do gaúcho João Goulart, vice-presidente eleito. O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, iniciou, na sequência, uma articulação política, que teve a adesão da população, pela chamada Legalidade, para garantir a posse de Jango, como João Goulart era chamado.

“A história dos livros ganha outra emoção quando contada por ‘essas senhoras e esses senhores’ que, na época, tinham entre 16 e 20 e poucos anos de idade, e mantêm o brilho no olhar ao resgatar suas memórias”, conta a repórter Simone Feltes que, juntamente com a jornalista Daniela Candia Bonamigo, a coordenadora de Jornalismo da TVE, Hilda Haubert, e o coordenador da FM Cultura, Cléber Grabauska, estão à frente do projeto.
Legalidade entrevistas TVE

Os conteúdos que vão contar sobre a Legalidade, em diferentes formatos, começaram a ser exibidos em 10 de agosto. São 14 drops e minidocs veiculados nos intervalos da programação. Os drops também estão disponíveis no Youtube da TVE.

Reportagens que detalham acontecimentos – como a importância do rádio na rede da Legalidade, que reuniu em cadeia cerca de cem emissoras do país, ou a história da insubordinação dos oficiais que evitou o bombardeio do Palácio Piratini – e que também apresentam relatos de personagens e sua participação no período da Legalidade.

“A intenção é oferecer esses conteúdos ao nosso público, entre os programas que está acostumado a assistir e a ouvir normalmente”, afirma Daniela.
 
“Estamos produzindo algo que vai além de contar a história, baseados também no papel da emissora que sempre dá espaço para a produção artística local”, afirma Hilda.

Assim, o programa vai ter participações remotas de convidados, reportagens inéditas, memórias, mas também música e arte, em apresentações de artistas gaúchos, especialmente produzidas para o projeto.

No sábado, dia 28 de agosto de 2021, às 22h30, a TVE exibe o filme “Legalidade” (2019), de Zeca Brito. A produção que alia personagens reais, reconstituição de cenas e imagens documentais, tem Leonardo Machado, ator que morreu em 2018, como Brizola.

Na abertura da sessão de cinema, o diretor Zeca Brito falará diretamente do Palácio Piratini, principal locação do filme, contando dos bastidores e detalhes da produção.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS