Notícias


Empréstimo para abrir um negócio: veja as melhores opções

Cuidado com os golpes
30/07/2021 Foto: PublicDomainPictures from Pixabay / Divulgação

É comum que no começo de suas atividades, um negócio encontre dificuldades financeiras. E é por isso que muitos empreendedores recorrem a um empréstimo.

No entanto, essa é uma decisão que deve ser estudada e bem analisada, já que quem está iniciando ainda não tem uma estabilidade financeira e não pretende se endividar.

No texto de hoje, você descobre como solicitar um empréstimo para abrir um negócio, continue a leitura!

Empréstimo para abrir um negócio, vale a pena?

Todo negócio requer um custo inicial, por menor que seja. Isso engloba, materiais, produtos, aperfeiçoamento, aluguel em alguns casos, divulgação etc.

São muitos os custos para a abertura de um bom negócio, dependendo do ramo é necessário até emitir documentações na prefeitura municipal.

O ideal é que a pessoa tenha um valor inicial em caixa, mas como sabemos isso foge da realidade da maior parte das pessoas. É nesses casos que um empréstimo é indicado.

Pois além de te garantir o valor que você precisa, você pode escolher opções com taxas mais baixas e parcelas que cabem no seu bolso.

Tipos de empréstimo para abrir um negócio

Quando pretendemos abrir um negócio é comum que ainda não tenhamos oficializado uma empresa. Por esse motivo, na maioria das vezes não é possível solicitar um empréstimo com condições empresariais.

Mas existem outras modalidades disponíveis no mercado que podem ser bastante atrativas para pessoas físicas.

Empréstimo para abrir um negócio: Crédito pessoal

O crédito pessoal é um dos empréstimos mais populares, pois pode ser utilizado para diversas funcionalidades. Ou seja, a maneira com que você irá utilizar esse dinheiro é de sua escolha.

Certamente para consegui-lo é preciso passar por uma análise de crédito e isso definirá o valor disponível para seu empréstimo.

O crédito pessoal não é um processo burocrático e o dinheiro pode estar disponível na sua conta em poucos dias. Antes de tudo é preciso fazer uma simulação de empréstimo com garantia de imóvel em vários bancos, pois as taxas de juros podem variar bastante.

Você pode comparar as taxas de juros no site do Banco Central do Brasil, lá ele  lista as taxas aplicadas por cada banco.

Empréstimo para abrir um negócio: Consignado

O empréstimo consignado agrega inúmeras vantagens, entre elas a taxa de juros mais baixa. Normalmente o pagamento das parcelas do empréstimo é descontado diretamente no holerite ou da aposentadoria. Isto porque, sua disponibilidade é somente para funcionários públicos, ou de instituições privadas, aposentados e pensionistas.

Ou seja, se estiver dentro desses grupos de pessoas, o empréstimo consignado pode ser uma boa opção para iniciar seu negócio.

Mas se não for o caso, não se preocupe, há outras possibilidades de empréstimo para abrir um negócio.

Empréstimo para abrir um negócio: com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia é uma modalidade que tem crescido muito no Brasil nos últimos anos.

Funciona da seguinte maneira, o banco ou instituição financeira te oferece um crédito a partir de uma garantia de que você arcará com o pagamento. Essa garantia normalmente é de algum bem que você possua.

Este bem continuará sendo seu, mas ficará alienado ao banco até que o empréstimo seja quitado. Além disso, existem diversas opções de empréstimos com garantia, como por exemplo de imóvel, carro, celular etc.

Justamente para o banco ter uma garantia de que a pessoa irá pagar as prestações, as taxas de juros normalmente são baixas. Em alguns casos as taxas de juros são a partir de 0,85% ao mês, o que se torna vantajoso em comparação a outras linhas de crédito, que é o caso do empréstimo com garantia.

Um dos benefícios do empréstimo com garantia para abrir um negócio é o valor de crédito disponível. Ele é definido a partir de uma porcentagem do imóvel que você está oferecendo como garantia.

A desvantagem desta modalidade é precisar ter um bem para inserir como garantia.

Empréstimo para abrir um negócio: Cartão BNDES


O cartão BNDES é um crédito voltado para adquirir bens móveis para montar seu negócio ou reformar/ampliar um local para isso. Se este for seu objetivo, este cartão pode ser uma boa opção.
Normalmente para conseguir solicitar o banco levará em consideração os seus hábitos financeiros e o relacionamento que você possui com eles. A partir disso, é feita a análise de crédito e a aprovação.

A modalidade oferece taxas de juros baixas em comparação a outros tipos de empréstimos. Porém há uma desvantagem quanto à finalidade do dinheiro, pois deve ser utilizado especificamente para adquirir bens móveis ou reformas e ampliações físicas.

Golpes de empréstimo para abrir um negócio

Ao solicitar um empréstimo para abrir um negócio, o que realmente queremos é dar um pontapé e não se enrolar financeiramente, portanto cuidado com golpes.

Infelizmente existem muitas situações de fraudes e devemos estar atentos. Para que isso não ocorra contigo é importante tomar alguns cuidados. Como por exemplo:

• Verificar se a empresa que está lhe oferecendo o empréstimo existe;

• Desconfiar do excesso de facilidade, como por exemplo não solicitarem seus documentos;

• Analisar as taxas de juros;

• Não fazer pagamentos do empréstimo por meio de depósitos em conta bancária de pessoas físicas;

• Não fazer pagamento antecipado do empréstimo, pois isso não existe.

É uma boa opção solicitar empréstimo para abrir um negócio?


Abrir um negócio é sonho de muitos brasileiros, mas a ponte entre a imaginação e a realidade muitas vezes é a falta de dinheiro. Se deseja começar um, mas não tem capital inicial, o empréstimo pode ser uma boa opção sim.

Certamente será preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo a escolha da melhor modalidade para você.

Também é necessário analisar se o valor das parcelas está dentro do seu orçamento por alguns meses, até começar a lucrar com seu negócio. Não há como prever se um negócio dará certo ou não, por isso cada detalhe deve ser pesado com cautela, inclusive o empréstimo.

O ideal mesmo é buscar por uma instituição financeira de confiança no mercado e que ofereça as melhores taxas de juros, assim como a CashMe. Ela, que é uma fintech do grupo Cyrela, garante a você maior prazo de pagamento.

MAIS NOTÍCIAS