Notícias


Fórum de Áreas 2021, da UERGS, será realizado de modo remoto nos dias 7 e 8 de julho

O evento contará com a participação de docentes e representantes de estudantes, corpos técnico e de apoio administrativo
05/07/2021 Agência Brasil – Foto: Divulgação

O Fórum de Áreas 2021, que tem como tema “Perspectivas para o Período Pós-Pandêmico: Planejamento, Humanidades e Inovação”, ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho. Esta será a primeira edição que ocorrerá de forma virtual. O evento contará com a participação de docentes e representantes de estudantes, corpos técnico e de apoio administrativo.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Ao longo dos dois dias serão realizadas palestras e salas temáticas sobre assuntos como política de ações afirmativas, panorama do trabalho realizado pela Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (CCPDI), política de inovação e pesquisa e política de ensino à distância. Além disso, serão debatidos os direcionamentos e objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032.

As palestras serão abertas à comunidade em geral e serão transmitidas pelo Youtube. Já para participar das salas temáticas, é preciso preencher o formulário de inscrições até o dia 5 de julho (segunda-feira).

PDI 2022- 2032

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um documento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, conforme determina o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Este documento tem um caráter estratégico e orienta as IES para que elas atinjam seus objetivos.

A elaboração do PDI 2022-2032 da Uergs está dividida em duas fases. A primeira teve início em junho do ano passado com a criação da comissão que desenhou o escopo da elaboração do documento e seguirá até o final de 2021, passando pelas etapas de organização de uma Comissão Central, responsável pelo planejamento e execução dos métodos de discussão do Plano entre a comunidade universitária, pela sistematização dos conteúdos provenientes dessas discussões e pela elaboração do documento final. Em novembro deste ano, o documento deve ser apreciado pelo Consun. Só a partir da aprovação por esse Conselho, inicia a segunda fase: implementação do PDI 2022-2032.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Para mais informações, acesse a página do site sobre o PDI.

Programação do Fórum de Áreas 2021:

>> 07 de julho (quarta-feira):

09:00 - Abertura oficial e palestra "Perspectivas para o período pós-pandêmico: planejamento, humanidades e inovação"  - Palestrante: Professor Hélder Eterno Silveira (UFU) / Mediadora: Vice- Reitora Prof.ª Drª. Sandra Lemos.

14:00 -  Panorama atual do trabalho realizado pelo subgrupo da Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (CCPDI) -  Apresentação: Prof.a Dra. Sandra Lemos e Tatiana Vargas.

15:30 - Intervalo

16:30 -  Consolidação Matriz FOFA, 2Rs e Construção de Cenários – Apresentação explanação dos documentos - Apresentação: William Herrera e Cristina Ostermann

18:00 - Encaminhamentos.

>> 8 de julho (quinta-feira):

09:00 - Salas Temáticas (Participação por adesão no link de inscrição)

Sala 1 - Política de Ações Afirmativas (mediadores: Prof. Me. Percila Silveira de Almeida,  Acadêmico Éderson Gustavo de Souza Ferreira)

Sala 2 - Política de Inovação e Pesquisa (mediadores: Prof. Me. Carlos Alberto Frantz dos Santos e Prof. Dr. Rafael Haag)

Sala 3 - Política de Comunicação (mediadora: Daiane de Carvalho Madruga) - cancelada

Sala 4 - Política de EAD (mediador: Prof. Dr. Elizandro Max Borba)

Sala 5 – Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2022 – 2032 (Cenários, Direcionamentos e Objetivos estratégicos) - Mediadores: Me. Cristina M. Ostermann, Profa Me. Fernanda Magalhães Stalliviere, Prof. Dr. Marlon de Castro Vasconcelos e William Rudy Steigleder Herrera.

14:00 - Momento Cultural - “Sobre Mãe e Filha”. Aluna diretora Luana Corrêa, prof.ª orientadora Jezebel De Carli (Uergs Montenegro)

14:15 - Plenária Final com apresentação dos relatos dos grupos e minuta do documento do Fórum

17:00 -  Encerramento.

17:30 - Encontro FOPEDI

17:30 - Encontro ASSUERGS

17:30 - Assembleia ADUERGS

MAIS NOTÍCIAS