Notícias


Receita Federal deflagrou a Operação Panaceia na cidade de Salvador e Região Metropolitana

Investiga a prática de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por grupo empresarial que atua no setor de distribuição de medicamentos
23/06/2021 Comunicação Institucional | Receita Federal do Brasil da 10ª Região Fiscal – Foto: Divulgação

Foi deflagrada na manhã da segunda-feira, dia 21 de junho de 2021, a Operação Panaceia, que investiga a prática de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro por grupo empresarial que atua no setor de distribuição de medicamentos na cidade de Salvador e Região Metropolitana.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Segundo foi apurado, o grupo adotava como tática empresarial a criação de empresas em nome de “laranjas” ou “testas-de-ferro” bem como utilização de empresas sem existência operacional, com o intuito de sonegar impostos, causando um prejuízo que ultrapassa a cifra de R$ 39 milhões de reais ao Erário estadual, bem como prejuízos ao Fisco federal.

Além disso, há fortes indícios da prática do crime de lavagem de dinheiro, haja vista o incremento econômico promovido pelas partes integrantes da composição societária das diversas empresas do grupo, como também por meio da criação de empreendimentos comerciais voltados à participação em outras sociedades e em investimentos patrimoniais imobiliários.

Foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio dos bens do grupo com o fim de garantir a recuperação dos valores sonegados.

A operação Panaceia é uma iniciativa da Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do MPBA - GAESF; a Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa - INFIP, da SEFAZ; e a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - CECCOR/LD/DECECAP/DRACO -, Polícia Civil da Bahia, da SSP, com a participação da Receita Federal.

MAIS NOTÍCIAS