Notícias


Café com Soluções explicou o flow e a vibe nas relações

Palestra foi do engenheiro mecânico e educador físico, especialista em dinâmicas de grupo e gestão de Recursos Humanos, Nelson Bittencourt
22/06/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

"A Covid criou muito, mas revelou muito mais". Com esta afirmação o engenheiro mecânico e educador físico, especialista em dinâmicas de grupo e gestão de Recursos Humanos, Nelson Bittencourt iniciou o Café com Soluções desta sexta-feira, 18 de junho.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Com o tema "Como a neurociência explica o flow e a vibe nas relações: uma abordagem comportamental", Bittencourt destacou as habilidades que passaram a ser mais valorizadas por causa da pandemia: adaptabilidade, resiliência e flexibilidade para atingirmos o estado de flow ideal para a boa qualidade de vida.

"Como substantivo, Flow significa fluxo, escoamento. Como verbo, é a relação direta com a vida ativa, com a sensação de que o aqui e o agora preenchem minha vida. Algo que dá tanto prazer, independentemente se por lazer ou trabalho, que nada tira do foco", disse Bittencourt. E é possível viver em constante estado de flow? Para o especialista, sim. Desde que se viva bem com o que se é e com o que se faz, quando se tem atividades e atitudes que remetam às conexões entre esforço, dedicação e recompensa. E que acionam os chamados hormônios do prazer: adrenalina, dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina que são substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas, e também relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e ao bem-estar geral.

Entre as atitudes e atividades que levam ao estado de flow estão o bom sono, alimentação de verdade e de qualidade, além de aprender a conviver e gerenciar as situações inevitáveis de estresse - não é o estresse que mata, mas a reação a ele. Bittencourt lembra que tudo está interligado. O alimento de qualidade sinaliza para o intestino (considerado o segundo cérebro) que produz serotonina, que acaba gerando a melatonina, hormônio do sono. "Somos seres de hábitos, de rotinas que nos trazem recompensas e que resultam no estado de flow", afirmou.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Conforme o especialista, o estado de flow tem sido muito valorizado pelas empresas, inclusive. O chamado Flow do Trabalho acontece quando existe paixão no que se faz e o ideal é unir o flow de todos no ambiente de trabalho gerando uma vibe positiva, saudável e producente. Isso é possível quando existe a sintonia de todos os flows gerando ambiente cujas vibrações fluem na mesma direção. "É viver com mais qualidade. Quando nos responsabilizamos pelo nosso próprio flow estamos contribuindo para um ambiente melhor", finalizou Bittencourt.

O Café com Soluções faz parte do Sesc|Senac Soluções Corporativas, que é um canal de atendimento personalizado para empresas, órgãos públicos e sindicatos, desenvolvendo programas personalizados de Educação, Cultura, Saúde, Esporte, Lazer e Turismo. O próximo encontro acontece no dia 16/07, sexta-feira, às 8h. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/39YoGT9. O evento, gratuito, gera certificado de participação.

MAIS NOTÍCIAS