Notícias


“Você ganhou um Iphone!”

Docente do Senac Montenegro dá dicas para não cair em golpes
18/06/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

Quem nunca recebeu um e-mail ou até mesmo um WhatsApp afirmando que a sorte bateu na porta e trouxe com ela um prêmio especial? A chance de ser um golpe é enorme. “Golpes são antigos, milenares, e a serpente no Jardim do Eden aplicou o primeiro da humanidade no Adão, que foi influenciado pela sua esposa que apenas leu a chamada do anúncio: “Maçã que te dá poderes, de graça!”.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Desde então, as fraudes têm evoluído junto com a civilização. Parece que foi ontem que surgiu o famoso golpe do bilhete premiado ou aquele banner de quando a internet “explodiu”: “Você é o visitante número 1 milhão, clique aqui e reivindique seu prêmio”, alerta o docente do Senac Montenegro Rafael Dresch que separou dicas para que ninguém mais caia nas “pegadinhas” que podem resultar em grandes prejuízos aos desavisados.

Como diz o docente, ninguém é obrigado a saber de tudo o tempo todo e as coisas evoluem cada vez mais depressa. Portanto, confira as dicas:
 
Leve SEMPRE esta frase com você: Não existe almoço grátis. Desconfie de tudo que ofereça algo gratuito ou dê um desconto grandioso.  
 
Na dúvida, não faça: Pergunte para outra pessoa, de preferência alguém envolvido com tecnologia ou que está acostumado a comprar na internet.  
 
Mas espera aí, preenchi aquele formulário para ganhar o Iphone, coloquei todos meus dados, mas nada aconteceu. Bom, pelo menos não perdi nada. Errado! Você acabou de dar seus dados de graça. Existe um mercado negro de informações pessoais, que são utilizadas para aplicarem futuros golpes em você.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.
 
Cuidado com aquela ligação dizendo que você será protestado ou com boleto vencido. Ligue o alerta para uma renegociação de dívida que lhe dará muitos descontos. Você confia, afinal eles têm informações que só você sabe ou que você informou em um formulário na internet há alguns meses atrás e nem lembra.  
 
Fique atento com os frequentes vazamentos de dados de grandes corporações. Seus dados poderão ficar expostos mesmo sem você ter preenchido algo ou clicado em algum link suspeito.  

Rafael Dresch finaliza com um apelo: “Na dúvida NÃO FAÇA algo que possa comprometer seus dados, pense inúmeras vezes antes de efetuar o pagamento de algum boleto que chegou na sua caixa de e-mails, por exemplo. Sempre cheque a procedência antes de pagar qualquer documento. Atenção: com a tecnologia da informação cada vez mais em alta impulsionada pelo efeito pandemia temos visto uma explosão de golpes e fraudes. Não é só você que está de home office, os estelionatários também”. 

MAIS NOTÍCIAS