Notícias


Ciclo de Palestras DIVAMUS, da UFPel, inicia nesta quinta, dia 17 de junho

O evento será transmitido pelo YouTube através do canal do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música
18/06/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 17 de junho de 2021, às 17h30min, ocorre a primeira edição do Ciclo de Palestras DIVAMUS, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música, da Universidade Federal de Pelotas (DIVAMUS/UFPel). O evento será transmitido pelo YouTube através do canal do Grupo.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Nesta edição, o evento contará com a participação de Matheus França (UFG), que tratará sobre masculinidades no campo da música sertaneja.

A mediação do debate será feita pelo professor Rafael Noleto, coordenador do projeto e docente do Bacharelado em Ciências Musicais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel.

Sobre Matheus França

Matheus França possui graduação em Ciências Sociais (UFG), Mestrado em Antropologia (UnB) e atualmente é doutorando em Antropologia Social pela UFG, com período sanduíche no Centro de Estudios e Investigaciones Superiores en Antropología Social (CIESAS/México). Tem experiência na área de gênero e sexualidade, com foco em afetividades, conjugalidades e emoções.

Tem trabalhado atualmente com música sertaneja e música de banda sinaloense (México), com foco em emoções, gênero, mercado e performances. É membro do Comitê de Comunicação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

DIVAMUS

O DIVAMUS é um grupo de pesquisa cujo foco é estimular pesquisas na interface entre Ciências Musicais (Musicologia, Etnomusicologia, Performance) e Antropologia.

Cadastre-se no nosso Grupo de Notícias do Whatsapp e receba novas informações todo o dia. Você receberá mensagens apenas da nossa redação. Clique neste link.

Seu principal foco de interesse são os estudos de gênero, sexualidade e raça, porém tem intuito de abranger outras temáticas que sejam relevantes ao campo musical e antropológico. Um de seus objetivos é integrar estudantes de Graduação em Música e Pós-Graduação em Antropologia, estimulando o intercâmbio entre as áreas com intuito de favorecer que estudantes de graduação possam dar continuidade aos seus estudos na Pós-Graduação.

Ciclo de Palestra DIVAMUS

Palestra: Amores ‘rurais’ e chifres no ‘asfalto’: masculinidades na música sertaneja

Convidado: Matheus França (UFG)

Coordenação/Mediação: Prof. Dr. Rafael Noleto (UFPel)

Data/Hora: 17 de junho (quinta-feira), às 17h30min

Transmissão: Canal do DIVAMUS no YouTube

Para ser avisado/a quando a transmissão começar, basta se inscrever no canal do Grupo e ativar o lembrete para ser notificado/a. Acesse o perfil do DIVAMUS no Instagram (@divamus.ufpel) e no Facebook.

MAIS NOTÍCIAS