Notícias


Aluna de Três Coroas que venceu a Mostratec Jr. participa da Broadcom Masters, de 16 a 21 de maio

Monique conquistou o Prêmio Broadcom durante a Mostratec Jr. Virtual do ano passado
17/05/2021 Ascom Fundação Liberato | Edição: Secom - Foto: Luis Eduardo Selbach/Fundação Liberato

A pesquisadora Monique Maiara Akermann, 13 anos, de Três Coroas (RS), participará de um importante evento internacional, a Broadcom Masters Internacional (EUA), programa que pertence à Society for Science & the Public e que tem por objetivo estimular a formação de líderes que se dedicam ao desenvolvimento científico. O encontro acontece entre 16 e 21 de maio e participam alunos do Ensino Fundamental.

Devido ao distanciamento social em razão da pandemia, o evento será realizado na modalidade virtual. Participam estudantes de 22 países: África do Sul, Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Irlanda do Norte, Malásia, México, Porto Rico, República Tcheca, Taiwan, Uruguai e Zimbabwe.

Os participantes são chamados de delegados, já que representam seus países. Monique conquistou o Prêmio Broadcom durante a Mostratec Jr. Virtual do ano passado (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Única representante do Brasil, a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Brancas terá a oportunidade de apresentar seu projeto intitulado “Circuitos elétricos ligando conhecimentos científicos na pandemia”.

“Fiquei muito feliz quando recebi o prêmio. Minha família e os professores da minha escola ficaram orgulhosos. Agora estou na expectativa de conhecer, mesmo à distância, outros estudantes e suas culturas”, destacou Monique.

Sobre o projeto

A sustentabilidade está inter-relacionada em diversos setores, entre eles o econômico. A proposta de Monique tem como objetivo geral promover o uso sustentável e seguro da energia elétrica no dia a dia dos indivíduos, a fim de minimizar o consumo de energia e garantir a segurança de descargas elétricas. Metodologicamente, a investigação é de cunho qualitativo e, quanto aos procedimentos, foi uma pesquisa experimental. Ela partiu da análise de um experimento envolvendo um circuito elétrico, além de contribuições diversas de alternativas sustentáveis de energia e prevenção à vida.

MAIS NOTÍCIAS