Notícias


Penitenciária Modulada de Ijuí realiza mutirão para confecção de RG de apenados

Mais de 80 documentos foram confeccionados
16/05/2021 Texto e foto: Imprensa Susepe

A Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI) realizou, durante o mês de abril, o “Mutirão do RG”, que confeccionou mais de 80 documentos de identificação aos apenados recolhidos na casa prisional.

“Os documentos de identificação são o ponto de partida da cidadania. Sem eles, os apenados ficam excluídos de uma série de direitos e políticas públicas”, destaca a assistente social Jucelita Salles Appel, que coordenou a ação.

Ela lembra ainda que, desde março de 2020, não estava mais sendo possível fazer os RGs devido às restrições sanitárias. Segundo a assistente social, há uma enorme demanda reprimida, e essas dezenas de RGs realizados não dá conta da totalidade, mas representa um grande avanço.

O chefe de segurança adjunto e coordenador de projetos da Penitenciária, Cidinei Cichoves, ressalta que o “Mutirão do RG” veio sanar uma das grandes dificuldades para o preenchimento das vagas de trabalho remuneradas, que é a exigência de que a documentação dos apenados esteja em dia.  

“A visão da atual gestão da casa prisional é de avançar na ampliação do trabalho remunerado. Já foram geradas em torno de 90 vagas de trabalho remunerado nos últimos 12 meses, e há novas parcerias sendo construídas”, enfatiza.

A diretora da PMEI, Darlen Gresiele Bugs, agradeceu o empenho e a dedicação da equipe técnica da casa prisional, em especial da assistente social Jucelita Salles Appel por ter coordenado a iniciativa.

A diretora enalteceu ainda a parceria do fotógrafo Rodrigo Bandeira, da papiloscopista Fabiane Barella, que se deslocaram até a penitenciária, além de toda a equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Cartório de Registro Civil de Ijuí, sem os quais este trabalho interinstitucional de grande importância social e cidadã não seriam possíveis.

MAIS NOTÍCIAS