Notícias


Mais de 70 mechas de cabelo são doadas em ação do Outubro Rosa contra o câncer

O cabelo doado no Caff será transformado em perucas para mulheres em tratamento de câncer
03/11/2019 Ascom SJCDH / Mauricio Tonetto – Edição: Patrícia Specht/Secom – Foto: Mauricio Tonetto
Anterior Próximo

Num movimento de solidariedade e empatia, que envolveu Poder Público e trabalho voluntário, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) arrecadou mais de 70 mechas de cabelo que serão transformadas em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama e colo do útero.

A ação foi realizada na quarta, dia 30 de outubro de 2019, em um espaço montado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital. Profissionais do New Center Salon realizaram 30 cortes em três horas.

Uma voluntária de Pantano Grande trouxe 18 mechas, recolhidas em um centro de estética do município. As perucas serão confeccionadas por internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e distribuídas com a ajuda do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

"O sucesso da ação só foi possível graças aos voluntários, que dedicaram seu tempo para estar aqui e trabalhar com amor e bom humor. A ideia é que possamos ter o Amor em Mechas todos os anos daqui para frente", diz o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini.

Os cortes seriam feitos somente com agendamento prévio. Mas como o interesse e a procura de quem circulava pelo Caff na tarde de quarta-feira foram grandes, os voluntários se desdobraram para não deixar ninguém de fora.

"Não doei algo que eu não queria mais, e sim algo que terá muito mais importância para outra pessoa. Eu gosto do meu cabelo, mas ele fará uma mulher feliz, por isso eu doei", conta Rafaela Arcari, 25 anos, estudante de Psicologia.

"É muito mais do que doar cabelo. As pessoas vieram e doaram um pouco delas próprias. É um ato de amor, que chama a atenção para a importância do autocuidado e da autoestima", afirma uma das organizadoras, Pamela Peixoto, do Departamento Estadual de Políticas para as Mulheres (DPM).

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados 59,7 mil novos casos (29,5% do total) de câncer de mama feminina em 2018 e 16.370 (8,1%) de colo do útero.





MAIS NOTÍCIAS