Notícias


Novos servidores fazendários são recepcionados pelo Governador do RS

Ao saudar novos servidores, Leite destacou a importância da Sefaz para todas as políticas públicas do Estado
08/05/2021 Ascom Sefaz / Edição: Secom - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A equipe da Secretaria da Fazenda (Sefaz)conta com o reforço de mais 45 servidores a partir da tarde da quarta-feira, dia 5 de maio. Em solenidade virtual, foram empossados 25 auditores fiscais da Receita Estadual (AFREs), 17 auditores do Estado (AEs) e três técnicos tributários da Receita Estadual (TTREs) nomeados no mês de abril. O ato dá continuidade a um importante processo de renovação das carreiras iniciado em fevereiro.

Os novos fazendários foram recepcionados pelo governador Eduardo Leite, que resgatou o sentido de ser servidor público e contextualizou o importante trabalho da Fazenda ao viabilizar o planejamento das políticas públicas.

“Tenham sempre em mente e nos corações a verdadeira missão para a qual escolheram guiar as suas vidas, para que estejam conectados a esse sentimento. A Secretaria da Fazenda não é uma secretaria finalística, mas é uma secretaria-meio fundamental. Sem auferir receitas e controlar a aplicação da despesa, dos recursos, não há sustentação para nenhuma outra política pública finalística do Estado. E a tarefa de recolher impostos é fundamental para que tenhamos um Estado sustentável, com equilíbrio nas contas e, assim, capaz de planejar políticas públicas que farão a diferença na vida da sociedade. A Secretaria da Fazenda tem tudo a ver com todas as políticas públicas do Estado, e vocês, como servidores públicos, terão oportunidade de contribuir para que tenhamos novas façanhas no nosso dia a dia, ao conseguir contornar uma situação tão dramática como a do Rio Grande do Sul, e isso tem sido feito por conta da dedicação dos servidores da Secretaria da Fazenda”, disse o governador.

O subsecretário da Receita Estadual (RE) e presidente do Conselho Superior da RE, Ricardo Neves Pereira, destacou que a Sefaz é uma instituição tradicional, essencial e qualificada, onde há espaço para que todos contribuam para que o Estado cresça de forma sustentável e inovadora.

Pereira convidou aos que estão assumindo essa missão para que o façam com espírito otimista e colaborativo. “Nosso desafio é trabalhar muito e com gana, para superar as expectativas da sociedade como um todo, que é para quem prestamos um serviço público”, enfatizou.

O contador e auditor-geral do Estado e presidente do Conselho Superior da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Rogério Meira da Silva, ao enumerar o universo de atuação do controle interno junto a quase 80 órgãos e entidades do Rio Grande do Sul, garantiu que o ingresso de novos servidores no quadro agregará valor à administração, seja prestando informações financeiras e contábeis, aumentando a transparência das contas públicas ou combatendo a corrupção.

“Estamos plenamente convictos de que a presente reposição possuiu uma relação custo-benefício completamente favorável ao Estado e contribuiu para o esforço de ajuste fiscal, porque desenvolvemos diversas ações que direta ou indiretamente acabam gerando maior economia e evitando prejuízos e desperdícios”, assegurou.

Encerrando a cerimônia, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, reforçou a relevância e a abrangência das atividades fazendárias e desejou que os servidores que hoje se juntaram ao esforço de reconstrução e desenvolvimento do Estado sintam-se felizes e realizados na instituição.

“Sou testemunha diária do que eu sempre escutei falar, que é a seriedade, a qualidade ética, o comprometimento e a capacidade de inovação desta casa. Espero, sinceramente, que todos sintam o que eu sinto, que é orgulho de estar participando desta história de Secretaria de Fazenda”, finalizou.

A videoconferência contou também com a presença do secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luís Tonetto, do subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, do corregedor-geral, Mario Wünderlich, demais integrantes da equipe diretiva, servidores, representantes sindicais e familiares dos empossados. Ao todo, 770 pessoas acompanharam o evento.

Os novos servidores iniciam curso de formação na quinta-feira, dia 6 de maio. Até o dia 17 de maio, assistirão a uma série de palestras que buscam transmitir conhecimentos gerais e promover a integração organizacional. Após a lotação, o processo de treinamento continua com conhecimentos específicos da área de atuação, que podem estar relacionados à arrecadação, à gestão financeira, ao controle, à administração ou à tecnologia da informação.

MAIS NOTÍCIAS