Notícias


Aporte de verbas para políticas de igualdade racial é debatido em Pelotas

Prefeita dialogou com representantes da Comissão Especial de Politicas de Promoção de Igualdade Racial do Estado
02/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

A adesão de Pelotas ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e a implementação de políticas públicas com foco na temática foram discutidos pela prefeita Paula Mascarenhas em reunião, na quinta-feira, dia 31 de outubro de 2019, no Paço Municipal.

A chefe do Executivo recebeu, em seu gabinete, o presidente da Comissão Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial do Estado, Celso Procópio, e o representante da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Jonas Boer.

O trabalho já desenvolvido pela Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas e do Conselho Municipal do Povo de Terreiro, foi elogiado como um dos modelos para o Rio Grande do Sul.

A partir disso, foi feito o convite para que a Princesa do Sul integre o Sinapir, sistema nacional da preferência ao repasse de recursos financeiros federais, feito por meio de edital, para organizar e articular serviços a fim de vencer as desigualdades raciais no Brasil.

Apenas seis municípios gaúchos integram a iniciativa atualmente. A prefeita se comprometeu a fazer a adesão, com o apoio dos Conselhos na criação de um plano de trabalho, e compartilhou o desejo de tornar o antigo prédio do Banco do Brasil em sede da Fundação Cultural Palmares, com um museu dedicado à comunidade negra.

“Pelotas é a cidade da diversidade, do encontro de diferentes povos: primeiro, africanos e portugueses, depois espanhóis, alemães, italianos e franceses, fundadores da nossa história. E agora, também, com as universidades, que trazem gente de todos os cantos do País pra cá. Somos muito ricos nesse sentido”, avaliou Paula.

A Semana Municipal da Consciência Negra foi outro assunto abordado. Neste ano, 13 projetos foram contemplados por edital da Secretaria de Cultura (Secut) e farão parte das atividades.

MAIS NOTÍCIAS