Notícias


Sesc/RS leva reflexão sobre a cultura indígena para oito cidades com a exposição Invasão Colonial

Mostra assinada pelo artista Xadalu Tupã Jekupé terá início em Uruguaiana, de 25 de maio a 10 de junho
01/05/2021 Ascom Sesc – Foto: Bruno Alencastro / Divulgação

O Sesc/RS levará para oito cidades gaúchas uma exposição sobre a cultura indígena. A mostra Invasão Colonial, do artista Xadalu Tupã Jekupé (Dione Martins da Luz), terá início em Uruguaiana, onde ficará de 25 de maio a 10 de junho.

Depois as obras passarão por Santa Rosa em junho, Ijuí em julho, Alegrete no mês de agosto, Montenegro em setembro, Passo Fundo em outubro, Caxias do Sul em novembro e Lajeado em dezembro para fechar o circuito. A exposição pode ser visitada nas Unidades Sesc.

A exposição “Invasão Colonial” do artista Xadalu Tupã Jekupé é composta por trabalhos que podem ser vistos como pílulas de disparadores dos tensionamentos sociais da cultura indígena com a cultura ocidental, é a aproximação das duas culturas gerando diversos problemas no meio social.

Xadalu Tupã Jekupé é um artista que usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar em forma de arte urbana as relações da cultura indígena nas cidades. Sua obra, resultado das vivências nas aldeias e das conversas com sábios em volta da fogueira, tornaram-se um dos recursos mais potentes das artes visuais contra o apagamento da cultura indígena no Rio Grande do Sul.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas.

Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Exposição Invasão Colonial

Uruguaiana

Data: de 19 de abril a 25 de maio

Local: Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984

Agenda:

20/05 a 10/06 – Uruguaiana

15/06 a 04/07 – Santa Rosa

07 a 25/07 – Ijuí

02 a 23/08 – Alegrete

03 a 28/09 – Montenegro

05 a 25/10 – Passo  Fundo

10 a 25/11 – Caxias  do Sul

06 a 31/12 – Lajeado

MAIS NOTÍCIAS