Notícias


Chuva dá trégua e ações de recuperação são intensificadas em Pelotas

Prefeitura acelera e reforça pontos atingidos, nas zonas urbana e rural, depois de precipitações acima da média
01/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Foto: Igor Sobral

Nesta semana, Pelotas viveu situação atípica. Chuva, descargas elétricas e ventos acima das previsões desencadearam alguns transtornos na cidade e na colônia, que são resolvidos ou eliminados.

Enquanto ocorria o grande volume de precipitações, o Município manteve iniciativas emergenciais em todas as regiões. Na quinta-feira, dia 31 de outubro de 2019, aproveitando a estabilidade do tempo, Defesa Civil, Sanep e secretarias envolvidas intensificam ações para restabelecer totalmente a normalidade.

As três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que tiveram o funcionamento prejudicado por falta de energia elétrica ou dificuldades de acesso (Dunas, Navegantes e Laranjal), retornaram ao atendimento normal nesta quinta-feira.

O mesmo ocorreu com as escolas da zona rural Waldemar Denzer, no 4º distrito, Triunfo, e Bruno Chaves, Passo da Micaela, 9º distrito, Monte Bonito, além das urbanas, no Balneário dos Prazeres: Oswald de Andrade e Luiz Augusto Assumpção.

A Defesa Civil, após participar, na quarta-feira, dia 30, da destinação de lonas a três famílias que pediram o material para cobrir suas moradias, não recebeu mais nenhuma solicitação de ajuda ou chamado emergencial.

Sistema de drenagem

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) levou todas as administrações regionais às ruas. A principal ação é a desobstrução do sistema de drenagem. No cronograma desta quinta-feira, constam o loteamento Santos Dumont, Getúlio Vargas, Sítio Floresta, 22 de Maio, Vila Governaço, Navegantes, Balsa e Laranjal (São Conrado e avenidas Bahia e Ceará). No Jardim de Alah, na rua Carlos Bohns, as intervenções foram intensificadas.

Ações na zona rural

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deu início imediato a ações isoladas em pontos críticos de estradas que tiveram de ser interrompidas. A colocação de material firme (cascalho) em alguns trechos e a limpeza das laterais já começou. Além disso, há o trabalho de sinalização.

As pontes dos Primos, Bedhum e Pimenta, no 4º distrito, Triunfo, estão interrompidas. No 7º distrito, Quilombo, foi interditada a estrada do Andrade e bloqueada a ponte Santa Maria, na Vila Nova. Para solução, as administrações distritais iniciam a colocação de aterro onde a água já escoou.

Árvores recolhidas

Na tarde de quarta-feira (30), além da árvore que caiu na avenida Leopoldo Brod, outras também tombaram – uma, no Parque Dom Antônio Zattera; a segunda, na rua Nove do Dunas; a terceira, na rua Porto Alegre esquina São Gabriel (Laranjal); e parte de um tronco na avenida Saldanha Marinho.

As providências foram tomadas. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) seccionou os troncos e galhos para remoção. No Laranjal, houve ajuda do Corpo de Bombeiros.

Reparos em pavimentos

A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) levou as equipes às vias pavimentadas e efetuou reparos onde o asfalto ou calçamento sofreu danificação. O órgão municipal priorizou, na operação tapa-buracos, as pistas de maior movimento e que são itinerários do transporte coletivo.

Atuação do Sanep

Por meio dos esforços redobrados do Sanep, todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão funcionando normalmente. No canal Santa Bárbara, nas imediações do Terminal Rodoviário, funcionários e retroescavadeira trabalham na limpeza, retirando excesso de vegetação e lixo acumulado no leito, para otimizar a vazão das águas.

As casas de bombas têm plantões durante 24 horas, com a meta de monitorar o bom funcionamento e recolher o lixo conduzido às grades, pelos canais de macrodrenagem, a fim de evitar danos à parte mecânica.

MAIS NOTÍCIAS