Notícias


Vereadores de Camaquã impedem que sugestão de eleição de diretores de escola cheguem ao prefeito

Requerimento com Apoio do Plenário foi negado por 8 votos contra 7
02/03/2021 Por Prof. Claiton Silva – Foto: Divulgação

Os vereadores da base do governo de Ivo de Lima Ferreira (PSDB) impediram que o Requerimento com Apoio do Plenário nº 6 chegasse até o prefeito. O documento foi para votação na segunda-feira, dia 1º de março de 2021, e foi negado por 8 votos contrários da base contra 7 votos favoráveis da oposição na Câmara de Vereadores de Camaquã.

O documento sugeria que o prefeito realizasse a normatização da eleição dos diretores de escola do município via decreto municipal ao invés de ser por lei, como foi por 30 anos, até ser extinta por Ferreira.

De acordo com os vereadores de base, a proposta era inconstitucional. Mas segundo os vereadores da oposição, o projeto foi interpretado de forma equivocada pois, não se tratava de criar uma lei para eleger os diretores e sim, realizar as eleições por um decreto municipal do prefeito.

"A presente proposição, tem por objetivo indicar ao Chefe do Poder Executivo a Gestão Democrática como forma de escolha dos diretores e vice-diretores em nossas escolas municipais, fazendo assim um Diálogo Real, com as comunidades escolares, onde estas tenham o direito e o dever de escolherem os profissionais gestores de suas escolas, pois a Escola é da Comunidade Local onde está inserida.”, afirma o vereador Claiton Silva (PDT).

Até a publicação desta matéria, o prefeito não se manifestou sobre o caso.

MAIS NOTÍCIAS