Notícias


Live do Senar-RS tira dúvidas sobre Sistema Nacional de Cadastro Rural no dia 4 de março, às 9h

Proprietários de imóveis poderão enviar dúvidas, antecipadamente, por e-mail
23/02/2021 Texto: Padrinho Agência de Conteúdo – Foto: Divulgação

Até o fim de dezembro, todos os imóveis acima de 50 hectares do país deverão estar de acordo com o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais. O novo modelo vincula informações prestadas ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ao banco de dados da Receita Federal.

Para tirar dúvidas dos proprietários rurais quanto a essa mudança, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) promoverá uma live sobre o tema. Será no dia 4 de março, às 9h, no canal do Senar-RS no YouTube. Quem quiser enviar perguntas, deve remetê-las até o dia 2 de março para o e-mail fabio@senar-rs.com.br.

Participam do bate-papo o analista de arrecadação do Senar-RS, Fábio Ramon Baldessar, o chefe do serviço de Cadastro Rural do Incra-RS, Luís Renato Jasniewicz, e o assessor da presidência do Sistema Farsul, Derly Girard.

Risco de pendências

Todo proprietário rural é obrigado a apresentar ao Incra a Declaração de Cadastro Rural (DCR), com a atualização dos dados da propriedade e do proprietário. Entre outras coisas, o cadastro serve para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento indispensável para vender, hipotecar e obter financiamento rural nos bancos oficiais.

“Hoje, na questão tributária [da propriedade] o agricultor faz uma declaração para a Receita, e para a questão fundiária, faz a declaração para o Incra. Mas esses cadastros vão ser unificados. As informações que eu tenho no cadastro do Incra em relação ao tamanho do imóvel, por exemplo, têm de ser as mesmas que eu informei à Receita Federal para não haver inconsistências”, afirma Girard.

Inconsistências geram pendências com a Receita que dificultam a vida do dono da propriedade. Por isso, é preciso esclarecer todas as dúvidas antes de fazer a declaração on-line dessas informações.

FIQUE POR DENTRO

LIVE - Sistema Nacional de Cadastro Rural e Declaração de Cadastro Rural Incra

Quando: quinta-feira, 4 de março, às 9h
Onde: canal do Senar-RS no YouTube. Envie sua pergunta: e-mail fabio@senar-rs.com.br (até 2 de março)

MAIS NOTÍCIAS