Notícias


Mais de 150 pessoas se reuniram para o abraço à Escola Estadual de Ensino Especial Aracy de Paula Hofmann, em São Leopoldo

A comunidade teme pelo fechamento de turmas, deixando alunos especiais sem acompanhamento pedagógico
23/02/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Luciano Medina Martins / Divulgação

Mais de 150 pessoas se reuniram na manhã da quarta-feira, dia 17 de fevereiro, para o abraço à Escola Estadual de Ensino Especial Aracy de Paula Hofmann em São Leopoldo.

“A atenção ao aluno especial não pode ser reduzida, estes alunos também não podem ser submetidos ao mesmo tratamento dos alunos regulares, também não podem, ao fim de ciclos de ensino fundamental e médio serem simplesmente excluídos e retirados da escola especial, que acaba sendo o único espaço público onde muitos portadores de necessidades especiais encontram acompanhamento pedagógico, que é indispensável para eles”, salientou o deputado estadual Dr. Thiago Duarte.

A comunidade teme pelo fechamento de turmas, o que deixaria alunos especiais, alguns com Síndrome de Down, outros autistas, entre outros tipos de especiais, sem acompanhamento pedagógico de qualquer tipo.

A reunião que antecedeu ao ato de abraço à escola teve a presença de representantes dos pais e familiares, de Diego Rosa da 2ª Coordenadoria Regional da Educação, da Secretária de Direitos Humanos do município de São Leopoldo Paulete Souto, do diretor da escola Prof. Édison Rodrigues e de vereadores da cidade de São Leopoldo.

“Esperamos que haja sensibilidade da Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul pelo não fechamento de turmas e exclusão de alunos. É fundamental a educação das crianças especiais em escolas especializadas, não há outros espaços públicos para estas crianças e jovens, a escola acaba sendo este espaço de acompanhamento” explicou o deputado Dr. Thiago Duarte.        

“A autonomia da E.E.E.E. Aracy de Paula Hofmann tem que ser respeitada, a autonomia do diretor tem que ser respeitada. Não podemos aceitar a redução de turmas e a exclusão de alunos ", completou Dr. Thiago que participou do ato de abraço.

“A comunidade escolar deve permanecer vigilante. O abraço a E.E.E.E. Aracy de Paula Hoffmann é um ato pela continuidade plena das atividades da escola, da mobilização da comunidade que precisa desta escola, é um ato pela manutenção das turmas e dos alunos dentro da escola” concluiu Dr. Thiago Duarte.

“A escola especial é o espaço público de apoio às crianças especiais. Não pode e não precisa ser fechado, pelo contrário, deve ser ampliado. Não se pode aprovar ou reprovar as crianças no mesmo regime da escola regular. Precisamos de um olhar especial para o aluno especial” comentou Dr. Thiago ao falar da necessidade de políticas públicas mais robustas para os portadores de condição especial em saúde mental.

“O abraço a E.E.E.E. Aracy de Paula Hofmann simboliza a relevância para esta comunidade do ensino especial. O carinho e atenção à situação do aluno especial mobiliza pais, familiares, professores e a comunidade” concluiu Dr. Thiago ao abordar o tema do ensino especial e da saúde mental.

MAIS NOTÍCIAS