Notícias


Polícia Civil amplia plantão da Delegacia da Mulher de Porto Alegre

O espaço, reinaugurado hoje, vai permitir a realização de flagrantes e um melhor atendimento às vítimas de violência doméstica
09/01/2021 Texto e foto: Polícia Civil
Anterior Próximo

Na manhã da quarta-feira, dia 6 de janeiro de 2021, depois de dois meses de reforma, o plantão da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam) de Porto Alegre foi reinaugurado. A cerimônia contou com a presença da Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor; do Subchefe, delegado Fábio Motta Lopes; da diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis, delegada Shana Luftz Hartz; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Tânia Reckziwgel; da diretora do Núcleo de Defesa da Mulher da defensoria Pública do Estado, defensora pública Bruna de Lima Dias; do secretário adjunto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, tenente-coronel Egon Marques Kvietinski, entre outras autoridades.

“É com muito orgulho que reinauguramos este plantão, resultado de um somatório de esforços. Estamos cientes dos nossos desafios, e mantemos nosso olhar voltado para o atendimento humanizado, na luta contra a violência doméstica. Nossa missão é bem acolher essas mulheres para que elas saibam que não estão sozinhas. Estamos aqui para servir, proteger e acolher”, destacou a diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) e titular da 1ª Deam, delegada Jeiselaure Rocha de Souza.

A Chefe Nadine, que já foi titular da 1ª Deam, relembrou os tempos em que esteve à frente do órgão, destacando que “quem trabalhou em uma Deam sabe, a gente pode sair da Deam, mas a Deam não sai da gente. Levamos conosco esse sentimento de empatia, de atenção, de cuidado com essas mulheres que vivenciam a violência dentro de casa. Hoje, tenho a oportunidade de ver a concretização de um sonho antigo, o de oferecer espaço adequado, ampliado, acolhedor. E não me refiro apenas em relação à estrutura, mas a nossos policiais qualificados, com perfil e olhar especializado para esse atendimento tão importante feito pela Deam.”

A realização das obras no plantão da Deam buscou uma série de melhorias na estrutura física para tornar o ambiente ainda mais acolhedor no atendimento das ocorrências de violência doméstica. Entre as mudanças na estrutura, destaca-se a construção da rampa de acesso a portadores de necessidades especiais.

O ambiente também foi repaginado, permitindo mais espaço na recepção, balcão para registro de ocorrência simples e três salas reservadas para o registro de ocorrências e flagrantes. Haverá uma sala específica para interrogatório dos investigados e a cela foi reformada para atender à demanda de prisões.

Entre as novidades, além da estrutura, é que o novo plantão passará a efetuar a lavratura dos autos de prisão em flagrante, referentes aos casos de violência doméstica e familiar contra mulheres. A medida tornará o atendimento mais focado e dentro do que dispõe a Lei Maria da Penha.

Reforçando a importância do atendimento multidisciplinar nos casos de violência contra a mulher, o plantão da Deam ganhou duas salas específicas para o atendimento psicossocial, realizado por psicólogos e assistentes sociais, além de uma policial psicóloga. Devido à pandemia da Covid-19, o atendimento psicossocial foi estendido para o formato online, em que os profissionais entram em contato com a vítima fazendo o acolhimento e orientando de acordo com cada caso e a necessidade específica.

Conforme explica a delegada Jeiselaure, esse atendimento permanecerá sendo oferecido, havendo projetos em andamento para a ampliação, por meio de convênios já firmados e outros em tratativas com faculdades de Psicologia.

O alojamento dos plantonistas também foi reformulado, com o intuito de dar mais conforto aos policiais que realizam o atendimento. Importante destacar que todos os policiais que atuam no plantão recebem orientações e participam periodicamente de capacitação sobre atendimento aos casos de violência doméstica e familiar, além disso será feita uma capacitação específica para o atendimento dos flagrantes.

O plantão da 1ª Deam de Porto Alegre funciona no Palácio da Polícia (Rua Professor Freitas e Castro, nº 720), com atendimento 24h.

MAIS NOTÍCIAS