Notícias


Reforço para a segurança da região Sul, 5º Batalhão de Polícia de Choque é inaugurado em Pelotas

Governador e vice inauguraram batalhão que conta com 120 policiais militares e está equipado com 15 viaturas
17/10/2019 Texto: Thamiris Mondin - Edição: Patrícia Specht/Secom - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Anterior Próximo

O governador Eduardo Leite inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira, dia 17 de outubro o 5º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, em Pelotas. 

Este é o primeiro dos dois novos batalhões criados a partir de um decreto assinado por Leite em julho. O próximo será instalado em Caxias do Sul, na serra. As novas unidades integram a estratégia do programa RS Seguro para incremento do policiamento no Estado.

Com sede no centro da cidade, o 5º BPChoque já está em atividade desde o final de setembro e conta com 120 policiais militares divididos em quatro pelotões para atender a região Sul.

A tropa foi montada com policiais experientes e também novos PM's do grupo de quase dois mil formados no primeiro semestre. Todos irão receber um treinamento intensivo para atividades especializadas.

O Curso Básico de Operações de Choque começa na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, e vai até 5 de novembro, com 180 horas-aula. A nova unidade está equipada com 15 viaturas.

Em sua fala na solenidade de inauguração, o governador celebrou a entrega do batalhão especial. "Era uma demanda antiga que eu conhecia como prefeito de Pelotas e que agora vem atender não só a cidade, mas toda a região em situações mais extremas. Também vai contribuir para diminuir ainda mais os já em declínio indicadores de criminalidade local. Isso vai trazer mais sensação de segurança, o que é indispensável para que haja retenção de talentos e para potencializar investimentos", disse.

Leite falou ainda sobre as reformas estruturais que serão apresentadas em breve na Assembleia Legislativa. "Uma certeza que tenho é de que não posso permanecer imóvel diante deste ciclo vicioso, no qual o Estado pesa nos ombros de toda a sociedade e inclusive dos servidores e de suas famílias, não só com atraso de salários mas com a precarização de investimentos que tiram a perspectiva de futuro do Rio Grande do Sul. Por isso estamos trabalhando com diálogo para tomar as medidas necessárias para reerguer o nosso Estado", ressaltou.

Os batalhões de choque atendem ocorrências especiais como motins em presídios, reintegração de posse em áreas urbanas e rurais, atuam garantindo a ordem em manifestações e eventos com grandes multidões. Também são força reserva à disposição de todo o Estado.

Além da unidade recém-inaugurada, comandada pelo major Rogerio de Vascocelos, o RS conta com a atuação do 1º BPChoque de Porto Alegre, o 2º BPChoque de Santa Maria e o 3º BPChoque de Passo Fundo.

Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior lembrou os indicadores já reduzidos desde o lançamento mo RS Seguro "Com as ações estatégicas e localizadas já foram reduzidos os homicídios, sendo preservadas 458 vidas humanas em comparação ao mesmo período no ano passado e mais de três mil veículos deixaram de ser roubados. Essa nova unidade da BM faz parte desta estratégia e funciona como um aporte especializado para todos os municípios da região", disse.

O comandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda, destacou a importância do 5º BPChoque como reforço para a segurança do Sul do Estado. "O foco do batalhão especial é a manutenção da ordem pública. Como não precisa atender diretamente as emergências do 190, ele pode trabalhar fortemente na prevenção e na repressão qualificada para a redução dos indicadores de criminalidade, principalmente de roubos e homicídios", explicou.

MAIS NOTÍCIAS