Notícias


Arte em prol da restauração dos bondes históricos doados pela Polícia Civil ao Museu de Arte Contemporânea do RS

Instalação “Imagine+”, da artista visual Ana Mähler, tem caráter beneficente e pode ser visitada no MACRS IV Distrito
01/12/2020 Texto e foto: Polícia Civil

Uma proposta que une arte, história e engajamento social marca o novo episódio na trajetória dos dois bondes doados pela Polícia Civil ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).

É por meio da sensibilidade da artista visual Ana Mähler que se deve angariar fundos para a restauração das peças históricas que um dia pertenceram à polícia gaúcha e que hoje fazem parte do acervo do MACRS.

A instalação denominada Imagine +, que ocupa as dependências do MACRS IV Distrito, na zona Norte da Capital, é uma obra em transformação, possibilitando ao público fazer parte da criação junto com a artista.

A mostra, que tem curadoria de Letícia Lau, foi idealizada em parceria com a Associação dos Amigos do MACRS e conta com 300 peças e 22 palavras que remetem a bons sentimentos. Fé, gratidão, gentileza, empatia, generosidade são algumas das palavras escolhidas pela artista para despertar esses bons sentimentos no público. A instalação conta com quadros feitos em mdf com 30cmx30cm, nos quais é adicionada uma palavra positiva, em um cartão cercado por folhas de ouro, selados com acrílico.

E o público pode participar da elaboração dessa obra de arte. Cada módulo da instalação pode ser adquirido pelos admiradores do trabalho. Ao comprar um dos quadros, a pessoa que adquiriu a peça terá o seu nome gravado em um módulo de acrílico. Este módulo será adicionado à instalação no lugar do quadro escolhido pelo comprador. Parte do valor angariado será revertido para a restauração dos bondes históricos, além de melhorias na nova sede do MACRS.

Mas o processo de construção dessa obra de arte não se encerra por aqui. Posteriormente, após a restauração dos veículos históricos, as peças com os nomes das pessoas que contribuíram com o projeto artístico serão instaladas no interior dos bondes, concretizando o processo de transformação e de doação.

“Serenidade” foi a palavra escolhida para a Polícia Civil também compor a instalação. A Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, recebeu a peça do Diretor do MACRS, André Venzon. “Esta belísssima iniciativa merece ser apoiada por todos que de alguma forma participaram da história dos bondes da Polícia Civil. Tive a honra de receber do Diretor André Venzon uma linda peça que ficará no gabinete da Chefia de Polícia”, destaca a Chefe.

A mostra Imagine+ está aberta para visitação no MACRS IV Distrito (Rua Comendador Azevedo, 256, bairro Floresta, Porto Alegre/RS), de terça a domingo, das 12h às 17h, observados os protocolos sanitários de segurança em relação à Covid-19. A visitação será até 12 dezembro.

As peças que compõem a instalação estão disponíveis para pré-venda on-line no site ww.imaginemais.anamahler.com.

A artista – Ana Mähler é artista visual e arquiteta. Natural de Santa Cruz do Sul, RS (1982). Dedica-se à pintura desde 2010, orientada pela artista Vera Wildner até 2017, com uma produção em pintura e projetos instalativos voltados as questões do espaço. Recebeu Prêmio Aquisição do 20º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2014, e também foi selecionada no 22º Salão de Artes Plásticas do mesma instituição. Expôs nos principais museus do estado e galerias de arte. Destaque para a individual "Siga a Regra de Ouro", no MARGS, em 2018. Possui obras nos acervos do MACR, MARGS e Câmara Municipal de Porto Alegre.

MAIS NOTÍCIAS