Notícias


Apresentação teatral na Bibliotheca Pública, em Pelotas, encerra Dia do Patrimônio

Em formato de monólogo, a peça Macbeth de Shakespeare foi adaptada pela “a Você Sabe Quem Cia de Teatro”
20/08/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Por Kímberlly Kappenberg - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

Chegou ao fim do domingo, dia 18 de agosto de 2019, a sétima edição do Dia do Patrimônio de Pelotas.

Após uma sexta-feira e sábado de intensa programação, o evento foi encerrado com uma apresentação teatral intimista na Bibliotheca Pública Pelotense. A Você Sabe Quem Cia de Teatro foi responsável por levar Macbeth para um palco diferente.

A clássica peça teatral de William Shakespeare saiu das páginas dos livros presentes na própria Bibliotheca e ganhou vida. O silêncio esperado no local foi esquecido por uma noite e substituído por um dos mais famosos textos da literatura mundial, em formato de monólogo especialmente para o Dia do Patrimônio.

O diretor Caio Porciúncula contou que a proposta foi misturar os diálogos de dois personagens – Macbeth e Lady Macbeth - no corpo de um único ator. A ideia encantou a plateia que prestigiou o ato, e acabou também fazendo parte do cenário.

Gaiolas foram espalhadas pelo espaço e fios amarrados nas cadeiras do público tornaram todo o palco improvisado uma grade gaiola. Isso porque o monólogo deu enfoque à discussão sobre a culpa e como ela aprisiona o ser humano, com o objetivo de dar uma roupagem mais contemporânea ao texto clássico.

Além da visitação feita pelo público durante os três dias de evento, no sábado, a Bibliotheca promoveu, em parceria com a Universidade Federal (UFPel), uma escavação arqueológica simulada em seu museu, assim como a feira itinerante #EuLeioPelotas Por Aí, organizada pelo Coletivo Autores de Pelotas para lembrar que os livros também fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

MAIS NOTÍCIAS