Notícias


Webinário Artesão em Foco teve início na segunda, dia 23 de novembro

Evento acontece até dia 4 de dezembro de 2020
24/11/2020 Comunicação Social FGTAS – Foto: Divulgação

O Webinário Artesão em Foco: Artesanato, cultura e sustentabilidade teve início, na tarde da segunda-feira, dia 23 de novembro.

Durante a abertura do evento, o diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Carlos Eduardo Pradel Prestes, manifestou a felicidade de estar vivenciado a realização do webinário e parabenizou todos os envolvidos na organização.

O diretor ressaltou que o evento integra as ações desenvolvidas pela FGTAS com o objetivo de qualificar ainda mais o setor artesanal.

Para a gerente-técnica adjunta da Emater-Ascar, Luana Machado, o webinário é um marco, resultado do trabalho coletivo de fomento do segmento em prol dos profissionais de artesanato. Ela também falou sobre o trabalho realizado pela Emater, especialmente durante a pandemia, e mencionou que a premiação do Projeto Lã RS integrará a programação do webinário.
Já a presidente da Federação das Entidades de Artesãos do Estado do RS (FEDARGS) e coordenadora do Colegiado Setorial do Artesanato na Cultura do RS, Rejane Verardo, discursou sobre a importância do artesanato, que envolve, além da geração de trabalho e renda, herança cultural e promoção do desenvolvimento social e econômico. Ela destacou, ainda, a necessidade de desenvolver novas políticas para o segmento e de olhar com novas perspectivas contemporâneas a profissão de artesão.

O webinário acontece de 23 de novembro a 4 de dezembro de 2020, com transmissão das atividades pela página e canal da FGTAS no Facebook e Youtube, respectivamente. O evento é uma promoção da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS), da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Emater/RS-ASCAR, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; em parceria com a Escola de Governo.

O evento objetiva proporcionar atividades de troca de experiência e de orientações voltadas ao seguimento do artesanato; promover o aprimoramento das técnicas artesanais, por meio de oficinas de demonstração do saber-fazer; bem como espaços de discussão das políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas ao artesão e ao desenvolvimento do artesanato. Confira a programação completa e mais informações sobre o evento no blog: www.artesanatogaucho.rs.gov.br.

MAIS NOTÍCIAS