Notícias


Brasil e Alemanha debatem cooperação em ciência, tecnologia e inovação

Governo Federal reforçou a intenção de desenvolver novos projetos de pesquisa nos setores de biodiversidade, pesquisa oceânica e monitoramento climático
20/11/2020 Portal Brasil / Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Foto: MCTI

O Brasil quer ampliar a cooperação com a Alemanha nas áreas de biodiversidade e outros projetos, enfatizou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, na quarta-feira, dia 18 de novembro, na abertura da 29ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Alemanha de Cooperação em C,T&I. O encontro virtual entre os dois países para discutir parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento volta a ocorrer depois de sete anos.

Marcos Pontes reforçou a intenção de desenvolver novos projetos de pesquisa com a Alemanha nos setores de biodiversidade, pesquisa oceânica e monitoramento climático, com ênfase na região amazônica.

O ministro lembrou da parceria com a Alemanha na construção do Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês), estrutura de 325 metros instalada em uma reserva no município de São Sebastião do Uatumã (AM). Na estrutura, os cientistas fazem medições da atmosfera do ecossistema amazônico, contribuindo para que novas políticas públicas possam ser propostas e também para auxiliar estados e municípios.

Marcos Pontes destacou outros projetos implantados pelo ministério na região amazônica para estudar o bioma, monitorar o clima e fazer pesquisas sobre a biodiversidade da região. Ele citou o projeto Salas, laboratórios remotos espalhados pela Amazônia, e programas de monitoramento climático conduzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “A ideia é estudar a biodiversidade da Amazônia dentro de um esforço internacional. Precisamos de cooperação para estudar a biodiversidade e atuar de forma sustentável.”

Áreas prioritárias

Brasil e Alemanha possuem um histórico de mais de 50 anos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação. Atualmente, os dois países discutem o desenvolvimento de projetos em quatro áreas prioritárias: bioeconomia; cidades inteligentes e indústria 4.0; saúde; e biodiversidade, clima e pesquisa oceânica.

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do ministério, Marcelo Morales, apontou que, nos últimos dias, grupos de trabalho dos dois países tiveram a oportunidade de discutir uma agenda comum de cooperação entre Brasil e Alemanha para os próximos anos, até 2023. “Ciência, tecnologia e inovações são estratégicos. A crise da Covid-19 que estamos vivendo mostrou que o mundo não está preparado para esse tipo de emergência. Por outro lado, mostrou que a cooperação internacional é crucial para lutar contra um inimigo em comum.”

MAIS NOTÍCIAS